quinta-feira, 13 de abril de 2017

13 de abril - Beato Scubilion (João Bernardo)

A preocupação pela dignidade humana, irmão Scubilion testemunhou em seus últimos anos de vida missionária. Ele nasceu no final do século XVIII, na França metropolitana, na diocese de Sens-Auxerre, que quis enviar uma delegação aqui. Ele entrou na vida religiosa entre os Irmãos das Escolas Cristãs, tornou-se um voluntário para o apostolado em terras distantes, em seu desejo para uma doação mais radical de si mesmo. Em 1833 ele chegou na Ilha de Réunion para servir até a morte.

O amor a Deus e ao próximo são inseparáveis ​​nele. Ele brilhou aos olhos de todos, um poder de amor que tem sido capaz de revelar o Deus de amor. Era luz, como disse Cristo: "Vós sois a luz do mundo." Deixou-se iluminar por Jesus Cristo e iluminou o outro da luz de Jesus Cristo, com seu exemplo e, em particular, com a sua catequese entre os escravos.

Como um bom educador, irmão Scubilion gostava de catequizar. Com o impulso, ele concebia aulas de catecismo saborosas. Seu amor para com os jovens e sua jovialidade o impeliu para trazê-la para aos alunos  de St. Mary, levando-os para explorar as alturas da "vala a Goats" ou nas cavernas dos "Três buracos"; ou tentando com eles a subida do Python Charpentier. Estas viagens foram também peregrinações: eles visitaram a igreja do "Rio Chuvoso" ou Notre-Dame de Bel-Air ou Notre-Dame du Bon-Secours. À luz do mundo, o irmão também foi descobrir a luz da alma, a luz de Cristo.

Irmão Scubilion compreendeu e viveu o amor ao próximo em sua dimensão evangélica. Em cada pessoa ele era capaz de ver a imagem e semelhança de Deus. Ele amava de acordo com o caminho de Deus. Na esteira de São João Battista de la Salle, fundador dos Irmãos das Escolas Cristãs, mostrou grande ternura por aqueles que foram confiados. Ele os ajudou a ganhar confiança, perdoar uns aos outros, para dar sentido às suas vidas, a caminhar em direção a esperança, e distinguiu-se em cuidar dos doentes, mostrando grande compaixão por seus irmãos em necessidade. Ele praticou a caridade da qual o apostolo Paulo é um cantor admirável em sua carta aos Coríntios. "O amor é paciente, o amor é bondoso; não é invejoso, não se vangloria, não é inflado, não é rude, não busca os seus próprios interesses, não fica com raiva, não leva em conta o erro, não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Suporta todas as coisas, acredita em todas as coisas, tudo suporta "(1 Cor 13: 4-7).

O maior mandamento da lei é amar a Deus com todo o coração e ao próximo como a si mesmo. Por esta lei do amor, Cristo fez o seu mandamento pessoal. É a novidade do Evangelho que ele completa e conclui a lei antiga: "Eu não vim destruir a lei, mas levá-la à perfeição" (Mt 5, 17). E Jesus continua, fazendo elogios precoces a todos os educadores comoo irmão Scubilion: "Todo aquele, pois, que violar um destes preceitos, ainda que mínimo, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus. Quem os praticar e ensinar será chamado grande no reino dos céus "(Mt 5, 19).

Papa João Paulo II – Homilia de Beatificação – 02 de maio de 1989

Na ilha da Réunion, no Oceano Índico, Beato Scubilion (João Bernardo), religiosa do Instituto das Escolas Cristãs, que ensinava incansavelmente para as crianças e ofereceu ajuda e esperança para os pobres escravos

Nascido em Annay la-Côte, França, ensinava catecismo em sua aldeia natal, na Borgonha, França, quando se apresentou aos Irmãos que acabavam de abrir uma escola em uma cidade vizinha. Entrou no noviciado em Paris em 1822.

Após dez anos de ensino nas escolas primárias na França, Irmão Scubilion deixa a França em 1833 para consagrar os últimos trinta e quatro anos de sua vida aos que eram escravizados na ilha da Réunion, no Oceano Índico.

Eles o chamam de "catequista dos escravos"; inaugurou aulas noturnas para eles e há muitos que vêm, mesmo depois de um dia duro de trabalho. Inventa técnicas especialmente adaptadas às suas necessidades e às suas capacidades, para ensinar os fundamentos da doutrina cristã e moral e os preparar para receber os sacramentos. Ganha sua amizade com suas atitudes cordiais e cheias de respeito por eles. Após a emancipação dos escravos em 1848, ele continua a ensina-los e ajudá-los a se adaptar a sua nova vida de liberdade e responsabilidade.


Durante os últimos anos de sua vida, apesar de sua delicada saúde, trabalhou com o clero local para visitar os doentes, roubando os corações dos pecadores, estimulando vocações e até mesmo fazendo o que parecem curas milagrosas. Quando morre é reverenciado por toda a ilha como um santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário