segunda-feira, 22 de setembro de 2014

São Maurício e Companheiros

São Maurício foi um capitão na Legião Tebaica, uma unidade lendária do exército romano que fora recrutada no Alto Egito, na cidade de Tebas, e era composta inteiramente de cristãos. Foi o primeiro santo negro do Cristianismo. O nome Maurício quer dizer "mouro negro" em grego.

Durante a insurreição da Gália, principalmente contra os Bagaudes, por volta do ano 286, o imperador Diocleciano encarregou o general Maximiano de marchar contra os rebeldes,  com a Legião Tebaica sendo uma parte do seu exército.

Depois da revolta ter sido suprimida, e no seu retorno para Agauno (agora Saint-Maurice-en-Valais) na Suíça, Maximiano deu ordem para que todo exército fizesse sacrifícios aos deuses romanos em agradecimento ao sucesso da campanha. Como parte da celebração, o imperador também ordenou a execução de vários prisioneiros cristãos. A Legião Tebaica recusou-se a obedecer a ordem e se retirou dos ritos, deixando o acampamento e se distanciando bem longe do resto do exército para não ser impelida ao que eles viam como terrorismo contra suas crenças.

Maximiano repetidamente ordenou que a Legião Tebaica obedecesse suas ordens, e quando eles continuaram recusando, ele ordenou que a unidade fosse "dizimada", uma prática na qual um de cada dez homens era morto.

A Legião, contudo, não se abalou, apesar das ameaças de uma segunda dizimação, que foi executada. O imperador disse aos remanescentes que seriam todos mortos, mas seu capitão, Maurício, juntamente com Exupério, Cândido, Vital e Alexandre, seus oficiais, inspiraram neles o exemplo dos soldados já martirizados, e lhes falaram que a todos eles estava assegurado um lugar no Céu.
Diante das ameaças Maurício respondeu firmemente:
“ Somos teus soldados e não menos servidores de Deus. Sabemos perfeitamente a nossa obrigação como militares, mas não nos é lícito trair o nosso Deus e Senhor. Estamos prontos a obedecer a tudo que não contrarie a lei de Jesus Cristo Nosso Salvador. Fomos testemunhas da morte de nossos companheiros e não nos queixamos; antes, com eles nos congratulamos. Tuas ameaças não provocam sentimento ou plano de rebelião de nossa parte. Estamos com as armas nas mãos, mas delas não faremos uso para nos defender. Pelo contrário, queremos morrer inocentes do que viver culpados.”

Todos foram decapitados por outros soldados, sem resistência. Maximiano chegou a ponto de levar as execuções até mesmo contra os membros da Legião Tebaica estacionada em outro lugar no Império da Gália, incluindo a própria Roma.
  
Martírio de São Maurício - El Greco
São Maurício é um dos santos mais populares da Europa ocidental. Há mais de 650 lugares sagrados que levam seu nome na França. Mais de setenta cidades levam o nome dele.
Na Idade Média são Maurício foi o santo protetor de várias dinastias da Europa e depois dos santos imperadores romanos, muitos dos quais foram ungidos diante do altar de São Maurício na Basílica de São Pedro, em Roma.

O rei Sigismundo da Borgonha doou terra para um monastério em honra dele, em 515.

Henrique I da Germânia (919-936) cedeu a província suíça de Aargau em troca da Lança dos Santos; e a relíquia sagrada, a Espada de São Maurício, foi usada pela última vez na coroação do Imperador Carlos da Áustria como rei da Hungria, em 1916.

Nenhum comentário:

Postar um comentário