quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Milagres de São Sérgio

Deus realiza milagres através dos Seus eleitos:

- Devido à falta de água perto do mosteiro, a fraternidade sofria grande desconforto, que se tornou mais grave com o paulatino aumentou do número de monges, sendo necessário buscar água de fontes mais distantes.  
Alguns monges se queixavam ao abade, inquirindo-o a respeito da razão de não ter observado quando da escolha do local para construção do monastério, a falta de recursos naturais. 
Muitas vezes faziam esses questionamentos, e em algumas oportunidades o faziam com irritação. 
O santo lhes dizia: "Estava destinado ao culto e a oração neste lugar isolado. Mas Deus quis que um mosteiro como este, dedicado à Santíssima Trindade surgisse neste local." 
Saindo do mosteiro acompanhado por um dos irmãos, encontrou em um barranco próximo do mosteiro, uma pequena piscina de água de chuva. Ele se ajoelhou e rezou. 
No dia anterior tal reserva de água limpa não existia!
O bendito Sergio fez o sinal da cruz sobre o lago, e este borbulhou e voltou a se pacificar, e desde então permaneceu como uma fonte continua de água potável, e existe ate os dias de hoje, suprindo as necessidades do mosteiro.


- O bispo Estevão, um temente a Deus e homem devoto, desenvolveu uma profunda afeição espiritual por São Sergio. 
Um dia ele estava viajando desde o seu episcopado em Perm, até a capital, Moscou.
Na estrada,foram percorrido cerca sete quilômetros ate as proximidades do mosteiro de São Sergio.
Quando o piedoso bispo chegou a parte externa do mosteiro, o bispo parou e disse, fazendo uma reverencia na direção do edifício e disse " Que a Paz esteja convosco, irmão em Deus!" 
O santo, nesta hora estava sentado à mesa  com seus irmãos. 
Percebendo  em espírito o que o bispo Estevão estava fazendo, ele ficou de pé e por um instante em oração e em seguida, disse em voz alta:
"Seja feliz, você pastor do rebanho de Cristo, a paz de Deus esteja sempre convosco." 
No final do jantar  seus discípulos perguntou-lhe o que ele quis dizer naquele momento. 
Ele disse-lhes abertamente, "Naquela hora o bispo Estevão estava  a caminho de Moscou, fez reverência à Santíssima Trindade, e abençoou o nosso humilde povo". 

Um comentário: