segunda-feira, 29 de junho de 2015

Beato Raimundo Lulio


"Não amar é morrer
Diga-me, louco de amor
se o seu amado não te ama mais,
o que você faria então?
Eu continuaria amando
para não morrer.
Porque não amar é morrer.
Amar é viver ". 

Conhecido como "Doctor Illuminatus" (Doutor Iluminado)ou "Doctor Inspiratus"n  (Doutor Inspirado). Outro dos seus apelidos era o de "Arabicus Christianus" (Árabe Cristão).
Proveniente de uma família de boa situação financeira, eram seus pais Amat Lull e Isabel d' Erill, Raimundo casou aos 22 anos com Blanca Picany, e deste matrimônio nasceram dois filhos: Domingos e Madalena.
Depois de uma vida mundana que o levou a abandonar a mulher e os filhos, nos 30 anos de sua vida na Corte, redigia um poema a um amor ilícito. Caiu em si, resolveu deixar, a vida mundana e logo redigiu, em estilo cavaleresco, o poema Diálogo entre o Amigo e a Amiga. Nisto já espelhava o traço de São Francisco, o trovador da Dama Pobreza. Converteu-se em 1262, ingressando na então Ordem Terceira da Penitência, precursora da atual Ordem Franciscana Secular (OFS).

Após uma experiência mística, em 1275, fez o duplo propósito de se preparar para o Magistério e dedicar-se à conversão dos infiéis. Em vista das insistentes queixas da sua esposa, entendeu por bem abandonar definitivamente a vida familiar e entregar-se ao apostolado.

O lugar do seu nascimento e residência foi uma determinante nas suas decisões, pois a ilha de Maiorca era uma encruzilhada de três grandes religiões e culturas: cristã, muçulmana e judia.
Segundo alguns autores, a sua obra seria constituída por 280 livros, escritos inicialmente em árabe e catalão (seria o criador do "catalão literário", uma língua neolatina).
Viajou por Barcelona, Montpellier, Corte Papal, Paris, Gênova, Norte de África, Chipre e Palestina, com o objetivo de dar a conhecer a sua "Ars Magna" e de a pôr ao serviço da conversão dos "infiéis", especialmente judeus e muçulmanos.

Tendo feito uma viagem para Burgia, na África, foi encarcerado e, depois de muitos maus-tratos, foi apedrejado. Recolhido quase morto, por um navio, expirou quando aportava à Ilha Maiorca, aos 29 de junho de 1315.

Uma bela citação de uma de suas obras:

"Adoro o Menino abençoado, Deus e homem, a Sua divindade, a Sua humanidade e todo o bem que há n' Ele, já que a Ele toda a adoração objetiva e, finalmente, deve ser endereçada.
Adoro n' Ele a soberana bondade, a soberana grandeza e todas as demais qualidades incriadas; e, sendo Ele homem, adoro também essas mesmas qualidades tal como foram criadas; e como todas as coisas foram feitas por Ele, adoro o Seu entendimento, e a Sua boa vontade eu adoro, e qualquer outra ação Sua; e a Ele ofereço toda a minha inteligência, todo o meu poder e todo o meu agir, e, se mais pudesse, mais diria para a Sua glória e a Sua honra.

Adoro o Menino que há-de sofrer a paixão, há-de ser sepultado e há-de ressuscitar no terceiro dia, e com toda a glória d' Ele adoro também a Bem-Aventurada Virgem Sua Sacratíssima Mãe".

Nenhum comentário:

Postar um comentário