quarta-feira, 7 de agosto de 2019

07 de agosto - Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” Mt 15,22


Jesus se encontra com uma mulher cananeia, que lhe pede para curar a filha atormentada pelo demônio. Já podemos entrever neste pedido um início do caminho da fé, que no diálogo com o Mestre divino cresce e se reforça. A mulher não tem medo de bradar a Jesus: Tem piedade de mim, Senhor, uma expressão que se repete nos Salmos, chama-lhe Senhor e Filho de Davi, manifestando assim uma esperança firme de que será atendida.

Qual é a atitude do Senhor diante daquele grito de dor de uma mulher pagã? Poderia parecer desconcertante o silêncio de Jesus, a ponto de suscitar a intervenção dos discípulos, mas não se trata de insensibilidade ao sofrimento daquela mulher. Santo Agostinho comenta: Cristo mostrava-se indiferente para com ela, não para lhe negar a misericórdia, mas para lhe inflamar o desejo. A indiferença aparente de Jesus, que diz: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel, não desencoraja a cananeia, que insiste: Socorre-me, Senhor. E mesmo quando recebe uma resposta que parece impedir toda a esperança: Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorros, não desiste. Nada quer tirar aos outros: na sua simplicidade e humildade basta-lhe pouco, são suficientes as migalhas, bastam-lhe somente um olhar, uma boa palavra do Filho de Deus. E Jesus admira-se por esta resposta de fé tão grande e diz-lhe: Faça-se como desejas.

Também nós somos chamados a crescer na fé, a abrir-nos e receber com liberdade o dom de Deus, a ter confiança e bradar a Jesus: dá-nos fé, ajuda-nos a encontrar o caminho! O caminho que Jesus fez realizar aos seus discípulos, à cananeia, aos homens de todos os tempos e povos e a cada um de nós. A fé abre-nos para conhecer e receber a identidade real de Jesus, a sua novidade e unicidade, a sua Palavra, como fonte de vida, a fim de viver uma relação pessoal com Ele.

Alimentemos todos os dias a nossa fé com a escuta profunda da Palavra de Deus, com a celebração dos Sacramentos, com a oração pessoal como «grito» a Ele e com a caridade pelo próximo. 

Papa Bento XVI – 14 de agosto de 2011

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário