terça-feira, 30 de maio de 2017

30 de maio - Nossa Senhora do Amparo

Nossa Senhora do Amparo, é um titulo muito antigo, remonta a Jesus pregado na cruz, quando entrega sua mãe, Maria, ao apóstolo João. Este representa a todos nós cristãos. Na ocasião, Jesus disse a João: Eis ai tua mãe, confiando Santa Maria como Mãe da humanidade, para que Ampare a todos. Durante muito tempo esta dádiva de Jesus à humanidade foi denominada do amparo, sendo representada aos pés da Cruz de Jesus, que era invocado como bom Jesus do Amparo.

A pedido de Nicodemos, São Lucas esculpiu e pintou Maria aos pés da Cruz de Jesus, recebendo o mandato para ser a Mãe de todos. São Tiago levou a pintura para todos os lugares em que foi evangelizar. Daí começa a grande devoção popular a Maria, Nossa Senhora do Amparo. A partir desse ponto, muitos santuários, capelas e igrejas foram construídos em honra da Mãe de Jesus e sua devoção se estende muito forte até os dias de hoje.

Conta-se que Constantino l, o grande, nascido no ano de 274, na véspera de uma batalha da luta pela sucessão, teve um sonho em  que viu um escudo com uma cruz e ouviu uma voz que dizia, com este sinal, vencerás. Mandou, então, pintar todos os escudos com a cruz e realmente venceu a batalha, tornando-se Imperador no ano de 306. No ano de 313, ele tornou o Cristianismo a religião oficial do império romano.
Os cristãos então, com liberdade, passaram a meditar mais sobre Cristo e sua Mãe Maria. Referindo-se aos cuidados maternos de Maria, todos queriam se colocar sob o seu Manto Protetor, sob o Amparo de Nossa Senhora. Assim, propagou-se ainda mais o título de Nossa Senhora do Amparo.

Logo após a descoberta do Brasil, o culto a Nossa Senhora do Amparo, chegou aqui. Sob sua proteção fundou-se o Forte, que deu origem à cidade de Fortaleza, capital do Ceará, onde existe uma igreja dedicada a Ela. Também em Olinda, Pernambuco, foi construída, uma das primeiras igrejas dedicadas à Senhora do Amparo.

No Brasil existem três municípios fundados e dedicados a Nossa Senhora do Amparo. Em São Paulo, a cidade de Amparo, em Minas Gerais a cidade de Amparo da Serra e em Sergipe a cidade de Amparo de São Francisco.


Oração
Nossa Senhora do Amparo, tão estimada que és, 
nós bem sabemos que como meros pecadores 
não somos dignos de invocá-la nesta hora de angústia, 
mas também sabemos que apesar da tua grandeza 
tu não esquece de ter misericórdia de nós 
e tua compaixão está longe de diminuir, 
esta só aumenta cada vez mais. 
Tu nos olha com olhos de misericórdia do alto do teu trono 
e enxergas as nossas aflições
e os perigos pelos quais passamos até o fim de nossa vida.
Pelos merecimentos da fé e da confiança na perseverante amizade de Deus, 
pedimos que um dia sejamos capazes de nos juntar à ambos nas alturas dos céus,
louvando e cantando as glórias do Pai por toda eternidade.
Ó Maria, tu que foi concebida sem pecado, 
rogai por nós que a ti recorremos. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário