sexta-feira, 19 de maio de 2017

19 de maio - Nossa Senhora dos Milagres

Por volta do século XVI, na ilha dos Açores, alguns pescadores estavam na praia procurando madeira para servir de lenha em suas casas. Foi, então, que um deles encontrou uma caixa muito bem fechada, vindo das ondas, sendo jogada na praia. O pescador a recolheu e levou para junto dos outros. Curiosos, abriram a caixa e encontraram dentro uma linda imagem de Nossa Senhora, com um pequeno escrito: “Onde me encontrarem, construam uma igreja.”

Impressionados com este acontecimento, correram por toda a ilha contando a o milagre que tinha acontecido. Os habitantes da ilha ficaram sensibilizados e, no alto do morro em frente a praia, construíram a igreja, colocando o nome de “Igreja de Nossa Senhora dos Milagres”. E, de fato, aconteceram ali vários milagres, transformando o local num centro de peregrinação. Várias curas milagrosas começaram a acontecer quando o povo rezava a nossa Senhora dos Milagres.
Quando o Rei de Portugal ficou sabendo do acontecido, mandou buscar a imagem na ilha dos Açores para deixá-la em Lisboa. Apesar da enorme tristeza dos pescadores e moradores, a imagem foi, então, levada embora. Todos os dias, porém, o manto da imagem começou a amanhecer muito molhado. Durante o dia ele secava, mas novamente no outro dia ele amanhecia molhado. O pessoal da Igreja começou a observar que a água que molhava o manto de Nossa Senhora era salgada. Assim, deduziram que Nossa Senhora atravessava o mar até à ilha onde tinha sido encontrada e no outro dia voltava para Lisboa.
Os religiosos começaram a se preocupar. Quando tomaram conhecimento do escrito que estava junto com a imagem; “onde me encontrarem, construam uma igreja”, acharam melhor mandarem a imagem de volta para a igreja de Nossa Senhora dos Milagres. O povo da ilha se alegrou muito. Por isso, construíram então uma igreja muito maior que a primeira no alto do morro, de frente para a praia e a devoção se tornou popular em toda a região, em Portugal e na Europa.

Existem várias cidades do Brasil com igrejas dedicadas a Nossa Senhora dos Milagres. Em Minas Gerais nas cidades de Monte Santo de Minas, e Rio Melo. Em Pernambuco a cidade de Goiânia. Na Paraíba a cidade de Brejo da Cruz. Na Bahia a cidade de Morro do Chapéu. No Ceará na cidade de Milagres. Todas com paróquias que honram e seguem a devoção a Nossa Senhora dos Milagres.
 Oração
Ó Virgem dos Milagres, venho cheio de confiança a pedir teu amparo de Mãe e tua proteção amorosa, Senhora e Rainha da Misericórdia!
Como foste protetora nas horas de aflição do povo lusitano,  que encontrou em tua intercessão poderosa o refúgio contra o inimigo e o remédio de seus males, rogo-te me assistas em minhas necessidades e proteja, do trono de teu poder suplicante, aqueles que imploram teu singular patrocínio.
Revigora minha fé ó Virgem Fidelíssima, para que a doutrina de teu Divino Filho ilumine sempre minha vida e possa, com o testemunho de minhas boas obras, fazer triunfar no mundo o Reino de Cristo Crucificado.
Peço-te ainda que teu amoroso coração incendeie no meu a chama do amor fraterno, que me faça ser mais irmão para com  meus próximos e semeie o amor e o bem, neste mundo carregado de ódios, males e rancores. Sê sempre minha esperança nas lutas diárias, nas que devo realizar por toda a minha vida, pela senda rumo à Pátria do Céu e que, por tua materna proteção, receba o prêmio de minha lealdade de filho de Deus na ditosa pátria em que tu és Rainha e Soberana. Nossa Senhora dos Milagres, rogai por nós. Amém.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário