domingo, 14 de maio de 2017

14 de maio - Santa Teodora Guérin

"Vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres... depois vem e segue-Me". Estas palavras inspiraram numerosos Cristãos ao longo da história da Igreja para seguir Cristo numa vida de pobreza radical, confiando na Providência Divina. Entre estes generosos discípulos de Cristo encontrava-se a jovem francesa, que respondeu sem hesitações à chamada do divino Mestre.

A Madre Teodora Guérin entrou na Congregação das Irmãs da Providência em 1823, e dedicou-se ao trabalho do ensino nas escolas. Depois, em 1839, foi enviada pela Superiora para os Estados Unidos da América, com a tarefa de orientar a nova comunidade em Indiana. Depois de uma longa viagem entre terra e mar, o grupo de seis irmãs chegou à localidade de "Saint Mary-of-the-Woods". Ali, de uma simples cabana, fizeram uma capela no meio da floresta. Ajoelhavam-se diante do Santíssimo Sacramento e davam graças, pedindo ao Senhor orientação para a nova fundação. Com grande confiança na Divina Providência, a Madre Teodora superou muitos desafios e perseverou no trabalho para o qual o Senhor a tinha chamado. No momento da sua morte, em 1856, as Irmãs dirigiam muitas escolas e orfanatos no Estado de Indiana. Nas suas palavras, "quanto bem foi realizado pelas Irmãs de Saint Mary-of-the-Woods! Quanto bem ainda pode ser realizado se permanecerem fiéis à sua santa vocação!".

A Madre Madre Teodora Guérin é uma bela figura espiritual e um modelo de vida cristã. Ela esteve sempre disponível para as missões que a Igreja lhe solicitava, encontrava a força e a audácia para as concretizar na Eucaristia, na oração e numa confiança infinita na divina Providência. A sua força interior estimulava-a a dedicar especial atenção aos pobres, sobretudo às crianças.

Queridos irmãos e irmãs, demos graças ao Senhor pelo dom da santidade, que hoje resplandece na Igreja com beleza especial. Jesus convida também a nós, como a estes Santos, a segui-lo para termos como herança a vida eterna. O seu testemunho exemplar ilumine e encoraje especialmente os jovens, para que se deixem conquistar por Cristo, pelo seu olhar repleto de amor. 
Papa Bento XVI – Homilia de Canonização – 15 de outubro de 2006

Nasceu em Etables (França), a 2 de Outubro de 1798. A sua devoção a Deus e à Igreja Católica Romana manifestou-se quando ainda era menina. Aos dez anos recebeu a Eucaristia pela primeira vez e confiou ao sacerdote da sua paróquia o desejo de se tornar religiosa.

Durante a adolescência recebeu da mãe a instrução nos valores religiosos, com Teodora a Deus. A morte do pai foi um grande sofrimento para a família, sobretudo para a mãe, e Teodora por muitos anos assumiu a responsabilidade dos cuidados da casa e da irmã mais nova. Nesses anos de privações e sofrimentos, assim como em toda a sua vida, a fé em Deus de Madre Teodora não conheceu esmorecimento nem hesitações. No fundo da sua alma, sabia que Deus lhe estava próximo e que lhe estaria sempre ao lado.

Quando entrou na Congregação das Irmãs da Providência tinha quase 25 anos, e logo foi encarregada de guiar uma pequena missão de Irmãs nos Estados Unidos, para fundar uma casa-mãe, instituir escolas e levar o amor de Deus entre os pioneiros da Diocese de Vincennes, em Indiana. Humilde e, segundo a sua opinião, indigna de tal tarefa, ao contrário, Madre Teodora nunca podia imaginar que teria sido capaz de a realizar até ao fim. A sua saúde era precária. Após ter sofrido uma grave doença, o seu aparelho digestivo ficou irremediavelmente danificado. As suas frágeis condições físicas tornavam-na hesitante em relação à aceitação da missão. Todavia, depois de muito tempo de oração e de longas consultas com as suas superioras, obedeceu com a consciência de que, caso contrário, ninguém se aventuraria naqueles lugares inexplorados para levar o amor de Deus.

Partiu com o seu fervoroso desejo de servir a Deus, junto com outras cinco Irmãs da Providência, para a missão em Saint Mary-of-the-Woods. Naquela terra cheia de florestas e montanhas, Madre Teodora construiu uma casa-mãe e uma escola, deixando uma enorme herança de amor, misericórdia e justiça, que até hoje está presente. Menos de um ano depois da sua chegada, inaugurou a primeira Academia da Congregação e fundou as escolas de Madre Teodora tinha fundado muitas escolas e a Congregação das Irmãs da Providência era forte, vital e respeitada. O seu dom às futuras gerações é a sua vida como modelo de santidade, virtude, amor e fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário