segunda-feira, 1 de maio de 2017

01 maio - Divina Pastora

O pastoreio era uma profissão quase obrigatória entre os povos antigos, porque as famílias, em grande parte, possuíam seus rebanhos, mesmo que fossem pequenos, que necessitavam ser protegidos contra os ataques de animais ferozes e até de ladrões.

A Bíblia tem inúmeras referências aos pastores, inclusive os profetas utilizaram a imagem dos pastores para falar do Messias.

Inicialmente chamada de "Virgen Zagala" (que significa: "a pastora que cuida do seu rebanho"), esta invocação simboliza uma mãe que cuida de seus filhos. Segundo a tradição, em Sevilha, na Espanha, um capuchinho de nome frei Isidoro, após uma grande procissão com a imagem de Maria, à noite, em oração, decidiu agradecer a Deus pelo constante aumento de fiéis nas procissões. Naquela mesma noite, recebeu a visita da Mãe de Deus em trajes de pastora, cercada de ovelhas, que lhe disse: “Queres fazer chegar os pecadores a Jesus? Faze-me conhecida do mundo, sob os trajes de pastora, que os homens acorrerão ao meu Filho quais dóceis ovelhas” era o dia 08 de setembro de 1703 – data na qual se comemora a festa da Natividade de Nossa Senhora. Ela apareceu sentada numa rocha, vestida como uma pastora e num local onde pastavam algumas ovelhas e trazia um cajado na mão, símbolo do pastoreio materno, da mãe que cuida de seus filhos. Desde logo Frei Isidoro, tornou-se num grande divulgador desta devoção.

Eram numerosos os pastores nessa época, e a devoção à Divina Pastora difundia entre eles a paciência, piedade e a convicção de que o ofício era uma nobre ocupação. Eles podiam contar com o exemplo e a proteção de Maria. 

Se entendermos o vocábulo pastora como aquela que cuida e guia o seu rebanho, a Virgem Maria foi a Pastora do Verbo que se encarnou, dando-lhe o primeiro templo que Deus habitou sobre a Terra: o Seu ventre. Também foi Pastora ao dar-lhe seu coração: a primeira escola do menino-Deus. Terminada sua missão terrena, foi depois Pastora nossa, desde o momento da Assunção de seu corpo e alma ao céu. 

Hoje, também nós, podemos nos sentir seguros, porque, como amável pastora, ela nos indica o caminho certo da oração que nos faz encontrar Jesus.

Oração
Oh Divina Pastora, levai-me a Jesus, o Bom Pastor, para que nada me falte. Fazei-me repousar em verdes pastagens.
Conduzi-me junto às águas refrescantes.
Restaurai as forças de minha alma.
Levai-me pelos caminhos retos, por amor ao nome de Jesus.
Ainda que atravesse o vale escuro, que eu nada tema, pois estais comigo.
Que o Vosso cajado seja meu amparo.
Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário