sexta-feira, 26 de maio de 2017

26 de maio - Nossa Senhora do Leite

Como a Virgem Maria foi homenageada em todas as fases de sua maternidade, é natural que também apareça uma iconografia com o título de Nossa Senhora do Leite, lembrando que foi com o seu leite que o Filho de Deus se alimentou nos primeiros meses de vida.

Essa devoção parece ter tido início perto de Belém, local de nascimento de Jesus. Na sua fuga para o Egito, a Sagrada Família teria parado junto a uma gruta para descansar, onde Maria teria alimentado o filho. Um pouco de leite caído sobre uma pedra teria feito com que a gruta ficasse toda branca, originando ali uma peregrinação que permanece até os dias atuais. 

Suas paredes mostram-se gastas pela contínua raspagem feita por mães que tomam a mistura de pó da rocha com água para aumentar o seu leite ou para conservá-lo. No século XIV os Franciscanos começaram a celebrar missas na Gruta do Leite, a capela foi construída por Santa Paula. A tradição é difundida na Europa por causa de um episódio da vida de Maria.

Nossa Senhora ao sair da Natividade foi em direção a Gruta do Leite, juntamente com São José e o Menino Jesus.
Enquanto amamentava o Menino Jesus, uma gota de leite caiu por terra e a rocha tornou branca.

Desde então o pó da gruta é colocado na água e utilizado pelas mulheres que não tinham leite para amamentar ou eram estéreis.
Rezavam antes de tomar e pediam a intercessão de Nossa Senhora do Leite para receberem a graça que necessitavam.
A gruta de devoção popular a Nossa Senhora é muito querida pelos cristãos de Belém. A sua festa é em 08 de setembro.

Muitas imagens populares desta menção à Virgem apareceram no final da Idade Média, quando se buscava humanizar os temas religiosos, época em que Maria aparece mais como mãe do que como a Rainha do Céu dos períodos românico e bizantino.

A devoção à Senhora do Leite foi muito grande no Brasil, introduzida pelos portugueses. Existem imagens tanto em pintura quanto em escultura, sendo famosa a da Igreja do Carmo, em Belém do Pará. 

Oração:

Senhora do Leite e Bom Parto, mãe amorosa do Menino Jesus e minha Mãe, escuta a minha humilde oração.
Sei que vosso coração de  mãe conhece todos os meus desejos, todas as minhas necessidades. Só vós, Virgem Imaculada, e vosso Divino Filho são capazes de entender os sentimentos que enchem a minha alma. Vós que tivestes o sagrado privilégio de ser a Mãe do Salvador. Intercedei junto a Ele agora, minha querida Mãe, que, segundo a sua vontade, eu  possa ser uma mãe, ou mãe de outros filhos enviados por Nosso Senhor.
Isso eu peço, a vós, Senhora do Leite, em nome de vosso Divino Filho, meu Senhor e Redentor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário