sábado, 13 de maio de 2017

13 de maio - Nossa Senhora do Socorro

O título de Nossa Senhora do Socorro, em conjunto com o de Nossa Senhora da Graça, é uma das mais antigas devoções dentro da Ordem Agostiniana.
Sobre a origem deste título, temos dados na tradição que data dos anos 1300 a 1306. O início da devoção e sua divulgação é atribuída ao Beato Nicolau de Bruno Messina prior do convento agostiniano de Palermo na ilha da Sicília. Fiel devoto da Virgem, sempre recorreu a ela nas suas necessidades, tendo sinais óbvios de sua intercessão e ajuda.
Em torno da imagem da Virgem é contada na Sicília uma lenda, coletada nas crônicas antigas, que fala de uma mãe de Palermo, que atormentada com o choro da sua criança, em um momento de desespero, disse, “O diabo te leve”. Neste momento o diabo aparece na figura de um monstro negro. Horrorizada a mãe desesperada, invocou a Virgem e exclamou: «Virgem santa, Mãe minha, socorrei-me» Maria veio em seu auxílio a perseguir o inimigo infernal com uma vara enquanto acolhia a criança sob sua capa. Em ação de graças a mãe entrou na igreja dos Agostinianos e viu que a Senhora que a socorrera era como a imagem que o Padre Nicolau chamava de Socorro.
A lenda se espalhou, causando uma intensa devoção a Maria do Socorro e a devoção atravessou o Mediterrâneo a partir da Sicília chegando nas comunidades agostinianas espanholas, particularmente na província do Reino de Aragão. Santo Tomás de Vilanova, que viveu no Convento de Nossa Senhora do Socorro em Valência, foi um propagador de destaque desta devoção mariana.
A propagação desse título de Nossa Senhora chegou ao Novo Mundo; estendendo-se na América hispânica, graças ao trabalho dos missionários agostinhos. Permanece forte no México, na área das duas províncias agostinianas. O mexicano Elias do Socorro Neves (beatificado em 1997) teve a honra de levar o título da Virgem ao lado de seu nome.

Oração:

Ó Deus, que nos destes como mãe a Bem-aventurada Virgem Maria, mãe do vosso Filho, concedei que, pelo socorro da sua intercessão e libertos dos males do corpo e da alma, possamos servir-vos alegremente e a nossos irmãos.Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário