sexta-feira, 7 de abril de 2017

07 de abril - São João Batista de La Salle

Em 1662, João Batista com 11 anos, além de estudar, já aprendera a conversar com Deus, com muita confiança e respeito. Fixando longamente o olhar em Jesus crucificado, morto por nosso amor, disse a Ele:
  “Tu deste a vida por mim. Pois eu também vou dar a minha por ti.” 

Nascido em 30 de abril de 1651 na cidade de Reims, descende de uma família tradicional da França. Seu pai era Louis de La Salle, conselheiro do Rei e sua mãe Nicolle Moet. João Batista era o primeiro de 11 irmãos que foram criados durante uma época onde as riquezas eram benefício de poucos e imperava uma grande pobreza religiosa e educacional, mas graças a vigorosa educação católica que receberam puderam encaminhar-se pelo caminho de justiça e santidade. 

E em uma conversa particular com o pai e com a mãe, pede-lhes licença para  se   fazer padre. 
Estudou em Reims  e concluído os primeiros estudos, formou-se em Filosofia e Teologia na Universidade de Reims. Com a idade de quinze anos São João Batista de La Salle já tinha grande prestígio social e era considerado como um brilhante aluno em Sorbone, em Paris. O impulso vocacional no coração de João Batista o encaminhou a receber as ordens menores em 17 de Março de 1668 em Reims. Após a morte de seus pais recebeu o subdiaconato em 11 de Julho de 1672 e o foi ordenado sacerdote em 9 de Abril de 1678, desprendendo-se de seus bens, da família, e dedicando-se exclusivamente na educação de meninos pobres. 

“É preciso viver como os pobres, para se poder compreender os pobres”.

João e outros seminaristas, aos domingos saem à procura de meninos. Descobre-os nas vielas estreitas, úmidas, nos cortiços. Esses meninos têm olhos apagados. Se consegue atraí-los com  brinquedos, histórias tiradas da vida dos santos. 
Mas quando lhes dá algum livrinho para lerem, torcem o nariz. Não sabem nem ler nem escrever, e nem têm a menor esperança de vir a sabê-lo algum dia.
Na cidade há escolas,  mas só para quem pode pagar, os pobres são excluídos.  Então, no seminário se sente a urgência de abrir escolas gratuitas para levar aos pobres a instrução. 
Diante das dificuldades vividas em sua época, João Batista empreendeu grandes esforços no campo educacional e religioso. Em 1679, João Batista alugou uma casa e fundou uma escola gratuita na qual acolheu professores e definiu um pioneiro regulamento de definição e aplicação do Ensino Fundamental.

Junto aos colaboradores que foram surgindo, São João Batista de La Salle fundou uma nova família religiosa: o primeiro Instituto de base leiga, sem a presença de sacerdotes. A esta fundação denominou como “Irmãos das Escolas Cristãs”.
E apesar de ser íntegro em tudo o que fazia, passou por momentos terríveis de provação, com todos os tipos de perseguições e calúnias. Chegou a pensar que sua presença estorvava o desenvolvimento da obra e dela se afastou.
Mas as súplicas dos irmãos persuadiram-no a retornar após alguns meses. Igualmente revolucionária foi sua ação no campo do ensino, com cursos profissionalizantes e professorado. É considerado como precursor do ensino popular generalizado.

Neste apostolado educacional desenvolveu diversas inovações no método de ensino que até hoje são utilizados. Desenvolveu a chamada Teologia da Educação que consiste em obras sobre a educação escolar e espiritual. Destacamos o “Guia para Escolas Cristãs”, um dos melhores livros de pedagogia do século XVII. Para João Batista a escola que ele criou devia ser: cristã, renovada, adaptada, formadora e fraternal.
Faleceu no dia 7 abril de 1719, em Rouen, e foi canonizado pelo Papa Pio X no ano 1900 e proclamado "Padroeiro celeste, junto a Deus, de todos os educadores", pelo papa Pio XII.
Quando faleceu, a nova congregação que começara com doze pessoas (com hábito) era composta de duzentos, distribuídos em 22 casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário