domingo, 15 de janeiro de 2017

15 de janeiro - Santo Arnaldo Janssen - Fundador dos Verbitas


"As nações caminharão à tua luz" (Is  60,3). A imagem profética da Nova Jerusalém, que difunde a luz divina sobre todos os povos, ilustra bem a vida e o apostolado incansável de Santo Arnaldo Janssen. A sua atividade sacerdotal foi cheia de zelo pela difusão da Palavra de Deus, utilizando os novos meios de comunicação de massa, especialmente a imprensa.

Ele não desanimava diante dos obstáculos. E gostava de repetir: "O anúncio da Boa Nova é a primeira e principal expressão de amor ao próximo". Do céu, agora, ajuda a sua Família religiosa a prosseguir fielmente no sulco por ele traçado, que testemunha a validade permanente da missão evangelizadora da Igreja.


Papa João Paulo II – Homilia de Canonização – 05 de outubro de 2003

Arnaldo Janssen (1837-1909) nasceu e viveu na segunda metade do século XIX e início do século XX. A Europa passava então por uma profunda transformação sociopolítica e econômica graças à crescente industrialização e urbanismo e à unificação política de países como a Alemanha e a Itália.

Ele porém, não se resignou perante tal situação. Cedo começou a envidar esforços na esperança de que aparecesse alguém que se animasse a fundar um seminário das missões. Àqueles que lhe lembravam cautelosamente que os tempos não sopravam de feição, Arnaldo respondia: “É quando tudo parece ruir à nossa volta que é preciso levantar algo de novo”. Daí em diante, nunca mais parou até fundar ele próprio um seminário das missões em 1875. Como não o pôde abrir na Alemanha devido à proibição política existente, fundou-o em Steyl, uma pequena povoação holandesa perto da fronteira com a Alemanha.

Arnaldo Janssen viveu para grandes causas. A primeira foi a unidade dos cristãos: “Para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e eu em Ti” (Jo 17, 21)
Outra grande causa foi a evangelização dos povos não cristãos. Ele levou a sério o mandato missionário de Cristo: “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura". (Mc 16,15).

Arnaldo Janssen foi um homem que se esforçou honestamente por escutar a vontade de Deus e a pôr em prática. Nesta sua busca, deixou-se conduzir pelo Espírito, seguindo o exemplo do próprio Jesus, que “cheio do Espírito Santo …foi levado pelo Espírito ao deserto (Lc 4,1).

Foi um homem de Deus, um homem de oração no melhor sentido da palavra. Com uma fé inquebrantável, viveu muito conscientemente a presença divina na sua vida de total compromisso com o Senhor. A sua fecunda vida de oração e piedade orientou--se inteiramente para Deus Uno e Trino, principalmente para o eterno Verbo de Deus Encarnado a quem gostava de honrar devotamente como Coração de Jesus, e para o Espírito Santo por quem se deixou conduzir e santificar. Simultaneamente, venerou, com amorosa solicitude, os “amigos de Deus”: os anjos e os santos, mas especialmente Maria, a Mãe de Deus e Imaculada Esposa do Espírito Santo”

“Era preciso conhecer Arnaldo Janssen de perto para o poder julgar corretamente... Admirei sempre nele uma simplicidade de criança que tinha as suas raízes numa fé profunda e piedade autêntica. A intenção em todos os passos do P. Arnaldo Janssen era muito pura: considerava unicamente a causa de Deus e não o seu próprio interesse.” Bispo Bernardo Döbbing, OFM, de Nepi Sutri

Canto de Despedida
“No entardecer dos meus dias terrenos,
Venho a Ti, Espírito Santo,
A quem a minha alma bendiz,
Agradecer-Te de coração e louvar-Te.
Jamais poderei, Deus do amor formoso,
Suficiente louvor e gratidão tributar-Te.
O que tenho na terra, Tu mo deste.
Também Te agradeço de corpo e alma.
Por isso, Espírito do Amor eterno,
Te sejam dados amor e gratidão.
Perdoa o meu fraco amor.
Perdoa o pouco que por Ti tenho feito.
Contudo, ao chegar ao fim desta vida,
Concede-me, meu amadíssimo Consolador, que chegue ao encontro contigo
E entre no Teu repouso”

Arnaldo Janssen

Conhecendo mais a vida de Santo Arnaldo Janssen: clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário