quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Terceiro Dia do Tríduo da Imaculada Conceição

Sinal da Cruz:
Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
Socorrei-me sem demora
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Hino

Cantamos teus louvores,
ó pura Mãe de Deus!
Os hinos que entoamos
se elevam até os céus.
Do Adão terrestre filhos,
nascemos para o mal;
só tu cremos isenta
da culpa original.
Teus níveos pés esmagam
as fauces do dragão,
ó virgem concebida
em pura conceição.
Florão da estirpe humana,
que ampara todo réu:
ajuda-nos na terra,
conduze-nos ao céu.

Esmaga a vil serpente,
repele o tentador;
contigo cantaremos
as glórias do Senhor.

Louvor e honra ao Deus trino,
que tanto nos amou,
pois já antes do pecado
da culpa nos livrou!


“Na plenitude dos tempos”, diz o Apóstolo, “Deus enviou Seu Filho ao mundo nascido de uma mulher” (Gl 4,4). No ponto central da história da salvação se dá um acontecimento ímpar em que entra em cena a figura de uma Mulher. O mesmo Apóstolo nos lembra: “Não foi Adão o seduzido, mas a mulher” (1Tm 2,14); portanto, devia ser também por meio da mulher que a salvação chegasse à terra.
Para isso foi preciso que Deus preparasse uma nova Mulher, uma nova Virgem, uma nova Eva, que fosse isenta do pecado original, que pudesse trazer em seu seio virginal o autor da salvação. A Mãe de Deus não poderia ter o pecado original.

Como nenhum ser humano era livre do pecado e de Satanás, foi então preciso que Deus preparasse uma mulher livre, para que Seu Filho fosse também isento da culpa original, e pudesse libertar Seus irmãos.

Assim, o Senhor antecipou para Maria, a escolhida entre todas, a graça da Redenção que seu Filho conquistaria com Sua Paixão e Morte. A Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi o primeiro fruto que Jesus conquistou com Sua morte. E Maria foi concebida no seio de sua mãe, Santa Ana, sem o pecado original.

R. Por um homem entrou o pecado no mundo;
nele todos pecaram.
*Não temais, ó Maria, agraciada por Deus!
V. O Senhor libertou vossa vida da morte.
E se fez protetor contra vosso inimigo. *Não temais.

Palavra de Deus: Sof 3,14-18
Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija- te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. O Senhor afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum.
Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos. O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.
Os entristecidos por causa da reunião solene, congregarei; esses que são de ti e para os quais o opróbrio dela era um peso.

Meditação:
 “Antes de toda criatura fostes, ó Senhora, destinada na mente de Deus para Mãe do Homem Deus. Se não por outro motivo, ao menos pela honra de seu Filho, que é Deus, era necessário que o Pai Eterno a criasse pura de toda mancha”.
São Bernardino de Sena 

Oração Final:
Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o vosso Filho pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de todo o pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até vós, purificados também de toda a culpa, por sua materna intercessão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amem!

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós. (Repetir três vezes).

Oração do Pai Nosso
Oração da Ave Maria
Glória ao Pai


Salve Maria Imaculada!
Sem pecado concebida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário