sábado, 10 de dezembro de 2016

Nossa Senhora de Loreto


O título Nossa Senhora de Loreto tem como referencial a casa de Nazaré, onde viveu a Santíssima Virgem. Por um misterioso prodígio esta casa atravessou oceanos até fixar-se na Itália, em um bosque de loureiros, próximo à vila de Recanati.

A casa onde viveu a Sagrada Família em Nazaré era uma relíquia conservada pelos católicos na Terra Santa. Era uma casinha pequena, feita de pedras à maneira que os nazarenos construíam. Sob aquele teto sagrado, "O anjo do Senhor anunciou a Maria e ela concebeu do Espírito Santo". 
Ali, São José ensinou Jesus o ofício da carpintaria. Ali, eles viveram em amor e felicidade. Ali, Jesus"crescia em estatura, em graça e em sabedoria diante do Senhor". Esta casa era um grande centro de peregrinações dos cristãos em Nazaré.

Extraordinariamente, a Casa da Sagrada Família que ficava em Nazaré, Israel, foi transportada inteira, sem ser demolida, para a região de Loreto, na Itália. Trata-se de um fenômeno que permanece sem explicação científica.

Tudo aconteceu quando os muçulmanos tinham invadido a Terra Santa. Por onde passavam saqueavam e destruíam principalmente as igrejas católicas e os lugares santos. Então, no ano de 1291, antes da chegada dos muçulmanos em Nazaré, a Casa da Sagrada Família desapareceu inexplicavelmente de sua localização e "apareceu" na cidade de Tersatz, na Dalmácia, perto do mar Adriático, a milhares de quilômetros de Nazaré. Na ocasião, o sacerdote local, que estava muito doente, ficou curado instantaneamente e passou a anunciar a visita de Maria e sua casa na cidade. Ele teve uma visão de Nossa Senhora na qual ela afirmou: "Aquela é a casa onde Jesus foi concebido pelo espírito Santo e onde a Sagrada Família morou em Nazaré!".

O povo começou a fazer peregrinações até à casa e graças começaram a acontecer. O governador local ficou impressionado com o fato, mas quis confirmar a versão do padre. Por isso, enviou quatro especialistas à Terra Santa para tirarem a prova de que aquela era a casa verdadeira.

Os especialistas encontraram em Nazaré somente os alicerces da casa e os nazarenos espantados com o desaparecimento da mesma. E, para espanto de todos, os alicerces tinham as medidas e o tamanho idênticos aos da casa que aparecera em Tersatz. Estes alicerces estão até hoje em Nazaré, na Basílica da Anunciação, onde recebem a visita de peregrinos de todo o mundo. E a casa que estava em Tersatz não apresentava sinais de ter sido demolida e reconstruída. Ao contrário, ela estava intacta como era conhecida em Nazaré. Então, concluíram que Deus, em sua infinita bondade, ordenou que seus anjos transportassem pelo ar a casa em que Nossa Senhora havia recebido a visita do anjo para anunciar a Salvação do mundo. Esse foi o primeiro milagre. A casa logo se tornou centro de peregrinações.

Após ter ficado por mais de três anos da cidade de Tersatz, um novo milagre aconteceu. No dia 10 de dezembro de 1294, a casa milagrosamente levantou vôo rumo ao mar Mediterrâneo e foi parar nos bosques de Loreto, na cidade de Recanati, Itália.
Então os fiéis se lembraram de uma profecia de São Francisco de Assis: "Loreto será um dos locais mais sagrados do mundo. Lá construída uma será Basílica em honra a Nossa Senhora de Loreto".
De fato, hoje há uma Basílica que foi construída em volta da casa. Esta Basílica é um dos maiores santuários da Europa.

Vários estudos foram feitos a pedido da Igreja, envolvendo especialistas como engenheiros, arquitetos, físicos, historiadores e estudiosos. O espanto e admiração é geral, pois, quanto mais se estuda, mais se comprova que um grande milagre aconteceu envolvendo esta casa. Abaixo, veja um resumo das conclusões dos estudiosos:

Conclusões
1.   A casa fica diretamente no chão, sem nenhuma base que a sustente, podendo passar uma barra de ferro em baixo dela.
2.   As pedras de que é feita não existem na Itália, somente na Palestina, na região de Nazaré.
3.   Sua porta é de cedro, madeira que não existe na Itália, sendo muito encontrada na Palestina.
4.   O cimento que liga as pedras das paredes é de sulfato de cálcio e pó de carvão, muito usado na Palestina, usado no tempo de Jesus e desconhecido naquela época na Itália.
5.    As medidas da casa são idênticas às da base que ficou em Nazaré.
6.    A casa é pequena, mostrando a simplicidade da Sagrada Família, porem organizada, e com arquitetura simples, como do povo da época de Jesus.



Portanto, a Santa Casa chegou a Loreto com as pedras e os tijolos unidos pela mesma massa usada para uni-los há 2.000 anos em Nazaré, assim se encontrando até hoje. 

Oração do papa Bento XVI
à Nossa Senhora de Loreto

Maria, Mãe do sim,
tu escutaste Jesus
e conheces o timbre da sua voz 
e o palpitar do seu coração.
Estrela da manhã, fala-nos dele 

e conta-nos o teu percurso 
para o seguires no caminho da fé.

Maria, que em Nazaré 

habitaste com Jesus, 
imprime na nossa vida 
os teus sentimentos, 
a tua docilidade, 
o teu silêncio que escuta 
e faz florescer a Palavra 
em opções de verdadeira liberdade.

Maria, fala-nos de Jesus, 

para que o vigor da nossa fé 
brilhe nos nossos olhos e anime 
o coração de quem nos encontra, 
como tu fizeste, visitando Isabel 
que na sua velhice 
rejubilou contigo pelo dom da vida.

Maria, Virgem do Magnificat, 

ajuda-nos a levar a alegria 
ao mundo e, como em Caná, 
estimula cada jovem, 
comprometido no serviço aos irmãos, 
a fazer só o que Jesus disser.

Maria, dirige o teu olhar 

para a Ágora dos jovens, 
para que seja o terreno fecundo 
da Igreja italiana.

Pede para que Jesus, morto 

e ressuscitado, renasça em nós 
e nos transforme numa noite 
plena de luz, plena d'Ele.

Maria, Nossa Senhora de Loreto, 

porta do céu, 
ajuda-nos a elevar para o alto o olhar. 
Queremos ver Jesus. Falar com Ele. 
Anunciar a todos o Seu amor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário