quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Beato Pedro Friedhofen

"O amor de Cristo nos impulsiona", diz o Apóstolo Paulo. O mesmo amor de Cristo foi o que levou o novo Beato Pedro Friedhofen, com a idade de trinta anos, para dedicar totalmente sua vida a Deus e ao serviço dos doentes. Ele próprio, de saúde pobre e fraco, abandonou sua profissão de limpa-chaminés e procurou um novo começo com sua convicção religiosa e seu ardente amor pelos outros. Ele viu as necessidades dos homens desenraizados, doentes e que precisavam de ajuda e reconheceu a sua vocação apostólica e caritativa. Então, fundou, em 1850, a Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora, com a tarefa de servir a Deus nos pobres, nos doentes e nos idosos.

A Divina Providência tinha preparado Pedro Friedhofen através de uma dura escola da vida, para reconhecer os sinais dos tempos na grande revolução social do século XIX e a responder no espírito do Evangelho. Como um órfão, ele teve de conhecer pessoalmente, já em sua infância a dor e as necessidades materiais. Sua casa paterna e pátria do Reno transmitiu uma religiosidade profunda, especialmente uma veneração fervorosa para a Imaculada Virgem Maria. Já na época de seus estudos, ele foi animado por um grande zelo apostólico. Reunindo jovens com os mesmos ideais na escola de São Luiz para levá-los a uma vida devota de acordo com o Evangelho. Neste apostolado dos jovens, em busca da santidade pessoal e zelo e na ajuda aos vizinhos necessitados, ele amadureceu gradualmente sua vocação religiosa que se desenvolveu totalmente na fundação da sua congregação cujos ideais são: seguir Cristo mais de perto possível, para levar os homens a Cristo, incutindo o amor de Maria nos corações dos homens e servir aos doentes com amor cristão.

O trabalho da fundação de sua ordem foi acompanhado por grandes dificuldades e provações em que o bem-aventurado Pedro Friedhofen virou homem de fé inabalável e confiança na Providência de Deus e na ajuda de Maria. Nestas fontes sobrenaturais de força foram baseados sua extraordinária determinação e perseverança, graças as quais, apesar da doença física sempre a piorar, ele percebeu seu propósito e deu forma e diretiva espiritual ao seu pedido nas próximas serviço ditada pelo amor.

"Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto"(Jo 12, 24). A semeadura do abençoado Pedro Friedhofen, incluindo muitas provações e sacrifícios pessoais, caiu em boa terra, que trouxe recompensas muito além de sua morte precoce - com a idade de apenas 41 anos - para os dias de hoje. Hoje, os Irmãos da Misericórdia operam em vários países europeus, Brasil e Malásia. Seus hospitais e suas casas para os idosos não são apenas uma expressão de solidariedade humana para com os pobres e necessitados, mas são um sinal concreto de seu discipulado de Cristo, que veio não para ser servido, mas para servir, e que se sente como feito a si mesmo o que fazemos para o menor de seus irmãos.

Em Pedro Friedhofen a Igreja venera hoje um homem cuja vida e programa de trabalho são surpreendentemente atuais, como é a boa notícia do próprio Jesus Cristo. Como um irmão de misericórdia, ele abaixou-se ao amor de Cristo nos necessitados que precisavam de sua ajuda. Sua preocupação não é dirigida apenas para a doença física, mas à necessidade do homem em sua totalidade, especialmente as suas necessidades morais e espirituais. O nosso tempo precisa de tais modelos de homens que cuidam desta forma das necessidades e fraquezas dos outros e mostra-lhes o caminho para Aquele que suportou todas as nossas dores e nos redimiu com a sua morte e ressurreição . Que a vida e obra do Beato Pedro Friedhofen também sejam um modelo agora e estímulo para muitos homens. Amém.”

Papa João Paulo II - Homilia de Beatificação – 23 de junho de 1985

Pedro Friedhofen nasceu em Weitersburg em 1819, perto de Coblence, às margens do rio Reno. Órfão de pai e mãe desde muito pequeno, ele precisou começar a trabalhar muito jovem: aos 15 anos era limpador de chaminés. Pedro precisou ajudar a família de seu irmão, Tiago, que morreu deixando viúva e onze filhos. Profundamente tocado pela miséria dos doentes e idosos que visitava durante o serviço de limpeza de chaminés, aos 30 anos, Pedro decidiu entregar-se inteiramente a Deus e ao serviço dos doentes, para os quais fundou, em 1850, a Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora.

Em 1851, Pedro se instalou em Coblence onde a confiança da população e dos médicos contribuiu para a expansão da obra desses « Irmãos dos doentes », como são chamados até hoje na Suíça. Pedro é apelidado de « o bom samaritano ». Sua grande atividade esgotou-o fisicamente, levando-o a falecer com apenas 41 anos, vítima de tuberculose, em 21 de dezembro de 1860.

Atualmente, os Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora estão presentes na Europa, na América Latina e na Ásia, dirigindo hospitais, asilos para pessoas idosas e centros de reabilitação. 
  
”Nosso trabalho deve ser fruto de nossa inteligência, mas ainda mais da piedade e da paciência. Se soubermos sofrer e nos calar, experimentaremos o auxílio de Deus.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário