sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Setembro - Mês da Bíblia

“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Sl 119,105)


O mês de setembro para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947 se comemora o dia da Bíblia no último domingo de setembro.

Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o mês da Bíblia, em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30. São Jerônimo, que nasceu em 340 e faleceu em 420, foi um grande biblista, e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua oficial usada na liturgia da Igreja.
Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido praticamente em todas as línguas oficiais e em inúmeras línguas e dialetos mais falados, e está em quase todas as casas. Talvez nem façamos ideia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.

A Bíblia, Palavra de Deus, é o fruto de comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz de presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.
A Bíblia não é somente para ser lida. Ler a Palavra de Deus é fácil, mas vive-la no dia a dia, não é tão fácil assim, mas devemos nos esforçar para fazer o que a Bíblia nos orienta.

Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, cada dia, uma leitura meditada e rezada. É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-lo no mundo presente, tão necessitado de sua presença.

“Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” DA 247(Documento de Aparecida).

A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação a nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Bíblia. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o Povo de Deus.

Na verdade, todo mês ou todo dia deveria ser o dia da Bíblia. A Bíblia não pode e não deve ser apenas um ornamento em nossa casa, a Palavra de Deus deve ser o nosso alimento diário, e buscar nela o sustento para a nossa vida.     
Nesse mês da Bíblia somos convidados a estudar e refletir sobre esse maravilhoso livro que têm tanto a nos revelar e instruir. 

Lembremos um texto da Carta de São Paulo aos Romanos: “Ora, tudo isso que foi escrito antes de nós foi escrito para a nossa instrução, para que, em virtude da perseverança e consolação que as Escrituras nos dão, conservemos a esperança” (Rm 15,4).



Nenhum comentário:

Postar um comentário