domingo, 17 de setembro de 2017

Igreja reconhece as Virtudes Heroicas do Cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân

O fundamento da Vida Cristã pelo Cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân:

Durante a minha longa tribulação de nove anos de isolamento, em uma cela sem janelas, às vezes com a luz elétrica ligada durante muitos dias e noites, às vezes na escuridão, sentia-me sufocado pelo calor e pela umidade, a um passo da loucura. Eu era ainda um jovem bispo, com oito anos de experiência pastoral. Não conseguia dormir, atormentava-me a ideia de ter de abandonar a diocese, de abandonar inúmeras obras que havia iniciado por Deus. Experimentava uma espécie de revolta em todo o meu ser.

Uma noite, do profundo do meu coração escuto Alguém dizer: “Por que você se atormenta desse modo? Você deve fazer uma distinção entre Deus e as obras de Deus. Tudo aquilo que você fez e deseja continuar fazendo – visitas pastorais, formação de seminaristas, religiosos e religiosas, leigos, jovens, construção de escolas, de casas para estudantes, missões para evangelização dos nãos cristãos... – tudo são obras excelentes, obras de Deus, mas não são Deus! Se Deus está querendo que você abandone tudo isso, faça-o imediatamente e tenha confiança Nele! Deus fará tudo infinitamente melhor do que você. Ele haverá de confiar suas obras a outras pessoas que são muito mais capazes do que você. Você escolheu somente a Deus, não as suas obras!”

Esta iluminação interior deu-me uma nova paz, mudou radicalmente o meu modo de pensar e ajudou-me a superar momentos quase impossíveis de serem superados fisicamente. Daquele momento e diante, uma nova força preencheu o meu coração e me acompanhou por treze anos. Todas as vezes que sentia minha fraqueza humana, renovava essa escolha diante das situações difíceis, e a paz nunca me faltou.
Escolher a Deus e não as obras de Deus. Esta é a base da vida cristã, em qualquer época.
Cardeal François-Xavier Nguyên Van Thuân


Cair na terra e morrer não é somente o caminho para dar fruto, mas também para salvar a própria vida, ou seja, para continuar a viver! Esta entrega, assumida pelo Servo de Deus François-Xavier Nguyên Van Thuân, expressa com eficácia o percurso de sua vida.

De sobremaneira destacamos o apostolado do Servo de Deus, que continuou sob o regime comunista, quando foi preso em 15 de agosto de 1975, Solenidade da Assunção, acusado de participação em um “complô entre o Vaticano e os imperialistas”.

Foram 13 anos de prisão e isolamento do purpurado vietnamita - período que procurou viver “preenchendo-o de amor” – antes de ser libertado em 21 de novembro de 1988.

O testemunho de fé, esperança e caridade do Servo de Deus, dado dia após com humildade e discrição é um constante convite à santidade coletiva, que encontra a sua máxima expressão na fidelidade a Deus e na ajuda recíproca ao percorrer o caminho de santidade.
A atitude de brandura, paciência e amor pelo próximo do Cardeal Van Thuan, fez com que “seus carcereiros se tornassem seus seguidores na escuta da Palavra de Deus”.

“O amor por Jesus crucificado e abandonado” foi o que marcou o período em que ele passou na prisão, o que serve de “modelo para toda a comunidade cristã”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário