sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

São Gregório de Narek

São Gregório de Narek, Monge, nasceu em Andzevatsik por volta do ano 950 e faleceu em Narek por volta de 1005. O seu túmulo foi durante muito tempo meta de peregrinações. Os lugares do seu nascimento e morte, hoje pertencentes à Turquia, faziam então parte da Arménia.
Ele foi um grande teólogo e um dos mais importantes poetas da literatura armena. De entre as suas obras destacam-se um Comentário ao Cântico dos Cânticos, numerosos panegíricos e uma recolha de 95 orações em forma de poesia, chamadas “orações de Narek”, do nome do Mosteiro onde viveu em humildade e caridade, empenhado no trabalho e na oração.

Entrou ainda jovem no mosteiro de Narek, governado por Ananias, o Filósofo, seu tio materno. Aí devia passar a vida inteira. Logo que foi ordenado sacerdote, encarregaram-no de formar os noviços e ao mesmo tempo de reformar os conventos vizinhos. Tais encargos, vindo somar-se aos talentos que tinha, valeram-lhe grandes inimizades e perseguições. Acusaram-no de heresia, para o lançar definitivamente na sombra. Na sua biografia é narrado como Deus veio em auxílio do seu poeta:

Entre os teólogos que tinham, os bispos armênios encontraram dois homens inteligentes que mandaram examinar qual era a heresia de Gregório. Estes, nada desejosos de se medir com tão alto espírito, combinaram chegar a Narek numa sexta-feira e oferecem-lhe uns pombos assados.
"Se ele os comer, pensavam, é sinal de que é herege".
Mas, quando lhos apresentaram, Gregório abriu a janela, bateu as mãos e disse aos pombos:
"Ide brincar, meus amiguinhos, o que se come hoje é peixe".
Os animaizinhos ressuscitados voaram logo para as árvores. E os dois teólogos perderam o apetite; prostrando-se de joelhos, pediram a bênção ao santo e despediram-se para ir certificar os seus bispos de que, teologicamente falando, tal prodígio estava acima das leis da natureza, e que um herege não o poderia ter feito.

Fiel à tradição da sua Igreja, Gregório foi um grande devoto de Nossa Senhora que, segundo a lenda, lhe terá aparecido. Fez muitos cânticos à Virgem, entre os quais o “Discurso Panegírico à Beata Virgem Maria” e a Oração 80, intitulada “Do fundo do coração, colóquio com a Mãe de Deus”. Nela, Gregório aprofundou a doutrina da Incarnação, exaltando a excepcional dignidade e a magnifica beleza de Nossa Senhora.
Ele é considerado Doutor pela Igreja Armena. Na Igreja latina é recordado no Martirológio a 27 de Fevereiro, como santo e considerado “insigne pela doutrina, pelos escritos e pela ciência mística”. 

Para São Gregório de Narek, o principal objetivo da vida era a proximidade com Deus, pois só assim a humanidade poderia viver uma vida verdadeiramente plena.
Uma aproximação que era possível não pelo conhecimento mas sim através das emoções, defendia o místico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário