quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Campanha da Fraternidade: "Eu vim para servir"


A Igreja recebeu de Jesus o mandato missionário: “Ide, pois, fazei discípulos de todos os
povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado.” (Mt 28,19-20)

Esta é a sua vocação e a sua missão!

A Campanha da Fraternidade “Fraternidade: Igreja e Sociedade” deseja no tempo da Quaresma recordar a vocação e a missão de todo o cristão, das nossas comunidades de fé e aprofundar o diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade.

Igreja, presente na realidade da humanidade; Igreja, os que crêem vivendo “no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas”. Uma Igreja ativa na sociedade.
Os batizados são parte da Sociedade – vivem a sua fé na sociedade. Testemunham os valores e deixam-se guiar pelos critérios do Evangelho.

Somos uma Igreja em saída, que vai ao encontro dos afastados e excluídos, como Jesus, que lavou os pés aos seus discípulos, queremos nos colocar de joelhos diante dos outros para lhes lavar os pés, indo ao encontro das pessoas acolhendo-as nas dores e sofrimentos.

A Igreja Católica tem como missão o serviço à Sociedade em favor do bem integral da pessoa humana.

A história da sociedade brasileira traz as marcas do serviço da Igreja aos mais necessitados. Quando inexistia a política social do estado, a evangelização suscitou iniciativas e associações para educar as crianças, suprir a fome, atender dos doentes, promover lar para os abandonados, cuidar dos idosos, criando colégios, hospitais, orfanatos e inúmeras obras sociais.

O Papa Francisco chama todos os batizados a uma conversão missionária: uma Igreja em saída para testemunhar a alegria do Evangelho, da vida em Jesus Cristo.

É uma relação que existe entre a missão própria da Igreja e a responsabilidade que ela tem de colaborar com a Sociedade. Por meio de cada um de seus membros a Igreja pode ajudar a tornar mais humana a família humana.

Existe uma profunda ligação entre evangelização e promoção humana, colocando à disposição dos homens as forças salvadoras que recebe de Cristo, propõe salvar a pessoa humana integralmente a partir do bem comum.

Não obstante a finalidade da Igreja ser de ordem religiosa, a dimensão social lhe é inerente.

“O serviço da caridade é uma dimensão constitutiva da missão da Igreja e expressão irrenunciável da sua própria essência.” Papa Bento XVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário