terça-feira, 8 de dezembro de 2020

08 de dezembro - Santa Narcisa de Jesús Martillo Morán


Leiga, virgem, que, órfã e sem meios de subsistência, após muitas dificuldades, encontrou hospitalidade em um mosteiro, onde viveu em contínua oração e em penitência severa.

Narcisa de Jesus Martillo Morán nasceu em 1832, na vila de San Giuseppe di Nobol, Daule, Equador. Ela era filha de Pietro Martillo e Giuseppina Morán, proprietários de terras, pessoas simples e profundamente crentes.
Seu pai, dotado de uma inteligência viva e um trabalhador esforçado, alcançou um conforto apreciável. Ele era muito dedicado à futura Santa Marianna de Jesus e a São Jacinto da Polônia, que é venerado com fervor em toda a província de Guayas. Eles tiveram nove filhos que cresceram saudáveis ​​e robustos. Narcisa foi a sexta.

Em 1838, quando ela tinha seis anos, sua mãe morreu. Com a ajuda de uma professora e de sua irmã mais velha, ela aprendeu a ler, escrever, cantar, tocar violão, costurar - arte que passou a tocar com verdadeira habilidade - tecer, bordar, cozinhar. Ela tinha grandes qualidades, com uma predisposição particular para a música. Frequentemente, sua oração se tornava uma canção, e seu canto era íntimo e piedoso, atingindo o coração daqueles que a ouviam.

Ela tinha uma percepção clara de seu chamado à santidade, principalmente a partir do sacramento da confirmação, que recebeu aos sete anos de idade em 16 de setembro de 1839. Ela adquiriu o hábito de se esconder frequentemente em uma pequena floresta perto da casa para estar livremente na contemplação das realidades divinas. A árvore Guayabo perto da qual ela orou é hoje o destino de muitas peregrinações.

Ela transformou um pequeno quarto de sua casa em uma capela. Ela propôs imitar Santa Marianna de Jesus, identificando-se com a vocação de vítima e tomou um caminho difícil de penitência para se unir mais intimamente ao Cristo sofredor e colaborar na redenção do mundo. Colaborava no trabalho doméstico e do campo. Ela era uma personagem atenciosa, amável, alegre, doce e pacífica, extremamente boa e obediente, caridosa, compassiva com os pobres, muito piedososa, amada por todos os vizinhos. Jovem muito bonita, loira de olhos azuis, alta, forte e ágil.

Uma excelente catequista apareceu, não pôde deixar de transmitir o fogo do amor divino aos filhos da vizinhança.

Em janeiro de 1852, seu bom pai morreu. Narcisa, de 19 anos, se mudou para Guayaquil com uma família conhecida que morava perto da catedral. Nesta cidade, permaneceu até 1868, exceto por alguns meses em que viveu na cidade de Cuenca. Ela mudou de casa várias vezes para preservar sua intimidade e se dedicar mais livremente à oração e penitência, vivendo do trabalho de costureira.
Ajudou os pobres e os doentes. Ela era dócil às diretrizes de seus diretores espirituais e compartilhava ideais e às vezes a casa com a abençoada Mercedes de Jesus Molina.

Impulsionada pelo desejo de maior perfeição e recomendada por um religioso franciscano, ela embarcou em junho de 1868 para Lima, Peru, e viveu como secular interna no convento dominicano de Patrocínio. O Senhor a favoreceu com dons extraordinários e mostrou-lhe como sua vida era agradável, mesmo em meio às provações do espírito.

No final de setembro de 1869, ocorreram febres graves. Pouco adiantou os remédios  e os médicos nada puderam fazer, mas ela continuou sua vida com seu ritmo normal, e assim por diante até terminar a novena e celebrar com grande alegria, vestido de branco a Eucaristia, na solenidade da Imaculada Conceição de Maria em 8 de dezembro de 1869, no mesmo dia em que o Beato Pio IX abriu o Concílio Vaticano I em Roma.

No final do dia, ela se despediu das irmãs, dizendo que estava viajando para muito longe. Foi uma brincadeira, mas depois de um tempo uma das freiras, encarregada de abençoar as celas, notou um esplendor e um cheiro especial na cela de Narcisa. A comunidade se reuniu e elas viram que ela estava morta. Ela tinha 37 anos.
Seu corpo permaneceu flexível por um longo tempo e exalou um bom perfume, e muitas graças ocorreram na frente dele. 

Em 22 de agosto de 1998, eles dedicaram um santuário em sua homenagem a Nobol, onde seu corpo não corrompido está atualmente preservado. A devoção a "Niña Narcisa" denota a identificação espontânea das pessoas simples com essa mulher da costa equatoriana. O exemplo de sua vida pura e piedosa, trabalhadora e apostólica, transmite uma mensagem muito atual.

O Papa João Paulo II a beatificou em 25 de outubro de 1992 e ela foi canonizada pelo Papa Bento XVi em 12 de outubro de 2008 e em sua homilia a exaltou:
A jovem leiga equatoriana Narcisa de Jesus Martillo Morán nos oferece um exemplo completo de uma resposta rápida e generosa ao convite que o Senhor nos faz compartilhar de seu amor. Já em tenra idade, ao receber o sacramento da Confirmação, ela ouviu claramente em seu coração o chamado para viver uma vida de santidade e dedicação a Deus. Para obedecer fielmente à ação do Espírito Santo em sua alma, ela sempre buscou conselhos e a orientação de padres bons e experientes, considerando a direção espiritual um dos meios mais eficazes para alcançar a santificação. Santa Narcisa de Jesus nos mostra um caminho de perfeição cristã acessível a todos os fiéis. Apesar das graças abundantes e extraordinárias recebidas, sua existência passou com grande simplicidade, dedicada ao trabalho como costureira e ao apostolado como catequista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário