quinta-feira, 16 de março de 2017

16 de março - Beato Torello

De acordo com uma antiga biografia anônima, o Beato Torello nasceu em Poppi (Toscana) em 1202 de pais piedosos e devotos que o educaram no temor de Deus.

Ficando órfão muito cedo, em sua juventude, ele passou anos em inquietude, entre o vício e o ócio. Um dia ele estava jogando com os amigos quando um galo pousou do seu ombro e cantou alto por três vezes. Para Torello o som foi como um chamado a despertar. E assim, com cerca de vinte anos, ele decidiu mudar sua vida. Por esta razão ele foi ao abade de São Fedele, convento valumbrosano localizado na cidade de Poppi, confessar e prometer uma vida de recolhimento e oração. Sua conversão foi tão profunda que, em vez de permanecer em sua própria casa, decidiu se retirar como um eremita nas florestas de Casentino, construiu uma cabana em um lugar chamado Avellaneto, onde permaneceu em confinamento solitário por quase sessenta anos.

Em Avellaneto, durante cerca de 60 anos, Torello levou uma vida austera de contemplação. Muitos milagres foram atribuídos a Torello nesse período, os mais famosos são aqueles que dizem respeito a um lobo: um lobo feroz de nome Manino, líder de um matilha que aterrorizou a Casentino causando  inúmeras vítimas entre as crianças, que foi domado por Torello com suas orações.

Torello quando se sentiu perto da morte, ele voltou para o abade de São Fedele pedindo pelos sacramentos e externando o desejo de ser enterrado na igreja do mosteiro.

Retornou à sua ermida, acompanhado por seu discípulo Pedro, e no dia 16 de março 1282, Torello, agora com seus oitenta anos, morreu.

Sua morte foi anunciada para os habitantes de Poppi e Casentino com o som dos sinos.
Após a sua morte, no entanto, os monges valumbrosanos e vários outros grupos de fiéis, disputaram o corpo de Torello para o enterro: cada um queria enterrá-lo em sua própria igreja. Venceram os monges valumbrosanos, para que eles pudessem enterrar o Beato Torello em sua igreja de Poppi.

Perto do final do século XV, surgiu uma nova controvérsia sobre o Beato. Naquela época, o Beato Torello foi objeto de disputa entre os valumbrosanos e os franciscanos. Cada uma dessas duas ordens sustentou que Torello tinha pertencido a sua ordem.
A alegação foi baseada em relatos dos valumbrosanos, indiscutível, incluindo Torello, e o abade de São Fedele; a alegação dos franciscanos foi baseada simplesmente no fato de que Torello na vida tinha se vestido sempre como eles e tinha levado um tipo de vida semelhante aos primeiros franciscanos.

Parece, porém, que Torello não tinha pertencido a qualquer uma destas duas instituições religiosas, embora, como mencionado, estava perto dos valumbrosanos na cidade de Poppi.

A devoção ao Beato Torello foi confirmada pelo Papa Bento XIV. O Martirológio Franciscano lembra o beato no dia 16 de março. No mesmo dia, o bem-aventurado é celebrado nas dioceses de Forlì e Arezzo, bem como na congregação Vallombrosana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário