terça-feira, 4 de novembro de 2014

Papa Bento XVI fala de São Carlos Borromeu

“A sua figura sobressai no século XVI como modelo de Pastor exemplar pela caridade, doutrina, zelo apostólico e sobretudo pela oração: "as almas dizia ele conquistam-se de joelhos".
Consagrado Bispo com apenas 25 anos, pôs em prática quanto o Concílio de Trento ditou, o qual impunha que os Pastores residissem nas respectivas Dioceses, e dedicou-se totalmente à Igreja ambrosiana: visitou-a em todas as suas partes por três vezes; proclamou seis sínodos provinciais e onze diocesanos; fundou seminários para formar uma nova geração de sacerdotes; construiu hospitais e destinou as riquezas de família ao serviço dos pobres; defendeu os direitos da Igreja contra os poderosos; renovou a vida religiosa e instituiu uma nova Congregação de sacerdotes seculares, os Oblatos.
Em 1576, quando alastrou a peste, visitou, confortou e gastou para os doentes todos os seus bens. O seu mote consistia numa só palavra: "Humilitas". A humildade estimulou-o, como o Senhor Jesus, a renunciar a si mesmo para se fazer servo de todos.”

Papa Bento XVI

04/11/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário