sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Frases de Santo Antônio Maria Claret

Quando tinha uns 5 anos, deitado em minha cama, em vez de dormir, pensava na eternidade, pensava: sempre, sempre, sempre...

Tirarei o pão de minha boca para guardá-lo e dá-lo a quem me pedir ...

Recordo que quando era criança, sempre que chegava um ancião, dava meu lugar a ele. Se estava sentado em algum banco, levantava-me e com muita alegria lhe cedia o lugar...

Aprendi o catecismo com tanta perfeição que o recitava, sempre que queria, do início ao fim sem nenhum erro.

Meus pais e professores não só me instruíram nas verdades que eu deveria crer, mas também nas virtudes que eu havia de praticar.

Assim como meu pai, eu era fabricante de fios e tecidos. Embora desejasse ser padre, eu sempre lhe obedeci sem dizer uma palavra, nem ficar de cara feia, nem manifestar meu desgosto.

Tive bons pais e bons professores que trabalharam muito para formar meu entendimento, ensinando a verdade e cultivando em meu coração a religião e todas as virtudes

Pus-me a trabalhar, e trabalhava o quanto podia, sem ter jamais um dia de preguiça ou má vontade.

Quando tinha que corrigir algum dos trabalhadores da firma de meu pai, começava sempre verificando algo que estivesse muito bom, fazia um elogio e só depois corrigia."

"Oh, meu Deus! Que bom fôsseis para mim...! Eu reconheci muito tarde as muitas e grandes graças que em mim havia depositado.

Quando criança me oferecia mil vezes por dia ao santo serviço de Deus, desejava ser padre para consagrar-me dia e noite a seu ministério.

Minha mãe sempre me dizia: Antonio, gostas disto? E eu lhe dizia: O que você me dá sempre eu gosto. Ela contestava: Mas sempre há coisas que gostamos mais que outras. E eu respondia: As que você me dá gosto mais que todas. Desse modo, minha mãe morreu sem saber o que materialmente eu gostava mais.

Humanamente, não vejo esperança nenhuma, mas Vós Senhor sois tão poderoso, que, se quereis, podeis conseguir tudo.

Desde muito cedo, deram-me umas contas do rosário, que agradeci muitíssimo, como se fosse a aquisição do maior tesouro.

Das muitas coisas que estudei e me apliquei em fazer durante a vida, nenhuma entendi tanto como a tecelagem.

De que vale o homem ganhar o mundo, se vem a perder a alma? Esta sentença me causou uma profunda impressão... foi para mim uma flecha que me feriu o coração...

Desenganado, fatigado e irritado com o mundo, pensei em deixá-lo e me entregar à solidão, tornar-me um monge ... mas lá não era meu lugar

De modo muito particular, entendi que Deus me dizia, por meio da bíblia: "O espírito do Senhor está sobre mim e o Senhor me enviou a evangelizar os pobres e a curar os contritos de coração.

Em muitas partes da Santa Bíblia sentia a voz do Senhor, que me chamava para que saísse e pregasse. Na oração me passava o mesmo.

Todos os dias, eu celebrava a missa muito cedo, e logo me punha no confessionário e não me levantava enquanto houvesse gente.

Para minhas viagens, toda minha bagagem consistia em uma camisa, um par de meias, um lenço, uma navalha, um pente, meu breviário e a Sagrada Bíblia, de tamanho pequeno. Tudo isso era levado dentro de meu lenço.

Senhor, meu Pai! Dá-me continuamente vossa graça, para conhecer o que é de vosso agrado, e força de vontade, para pôr tudo em prática.

Senhor e meu Pai, que eu te conheça e te faça conhecer, que eu te ame e te faça amar, que eu te sirva e te faça servir, que eu te louve e te faça louvar


Nenhum comentário:

Postar um comentário