quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Beato Alessio Zarytsky

Ele nasceu em Lviv (Ucrânia) em 1912, filho de família católica. Tinha apenas um desejo em seu coração: tornar-se padre.
Cresceu e estudou, concentrando-se decididamente no seu destino: o altar sagrado. Na catedral de sua cidade natal, em 1936, aos 24 anos, foi ordenado sacerdote. 
É um momento terrível para todo o povo: Stalin está fazendo para a Rússia e para a Europa Oriental da Sibéria como uma imensa prisão, onde os católicos são os primeiros a serem perseguidos, e os sacerdotes, considerados perigosos para o regime comunista, devem ser os primeiros a desaparecer.
 

Não trair a fé!
 
Padre Alessio é verdadeiramente apaixonado por Jesus e amá-Lo alimenta seu espírito no apostolado, um incansável zelo pelas almas, uma dedicação sem limites para o seu ministério.
Ele está sempre disponível, nunca pensando em si mesmo, uma compreensão única para com as pessoas: o verdadeiro estilo do Bom Pastor. 

Na paróquia a ele confiada, algumas comunidades muito perseguidas, mas nunca derrubadas, animadas pela fé em Jesus crucificado, e no vivo exemplo de seus pastores e seus mártires.

Padre Alessio se preocupa em dar uma catequese essencial, com base no Evangelho e no Magistério da Igreja: Jesus no centro de tudo, a fidelidade a Ele, fugir do pecado e inserir a vida na graça de Deus, o espírito de coragem para dar testemunho de Jesus, mesmo em face da morte, a expectativa do Paraíso. 

Graças a ele, seus fiéis se confessam pelo menos uma vez a cada mês, e muitos deles recebem Jesus na Eucaristia todos os dias.
Sua primeira preocupação, sabendo do perigo da prisão, é arriscar a vida, para que todos possam se confessar e receber a Eucaristia, muitas vezes.

Por 11 anos, viveu assim: mantendo o olho sempre aberto, e caçado como um ladrão, perseguido pela polícia do regime comunista ateu e homicida! 

Em 1948, ele foi preso por causa de sua fidelidade à Igreja Católica. As autoridades comunistas tinham como objetivo ordenar um bispo ortodoxo, separando-se do Papa de Roma, e assim oprimir o povo de forma mais fácil.

Padre Alessio recusa-se de forma dura: "separar-me do Papa - disse ele - é trair o Evangelho de Cristo."  Aos seus paroquianos, antes de começarem as prisões, recomenda: "Nunca trair a fé de nossos pais." 

Com a sua prisão todos sentem o grande vazio deixado por ele, como sacerdote greco-católico não se limitava ao rito oriental, mas por causa dos seus fiéis católicos romanos, ele tinha aprendido também a celebração da Santa Missa no rito latino.

Da prisão, ele escreveu cartas para seus entes queridos e seu rebanho.
Ao velho pai: "Todo dia e toda hora que temos, podemos oferecer nosso sofrimento a Jesus que carregou a cruz do Calvário para nos mostrar como o caminho para a vida eterna. Ore muito. A oração é a nossa maior força."

Ao seu irmão casado e com filhos: "Confesse várias vezes por ano, você ama o Santo Sacrifício da Missa e, em seguida, você vai ter Deus em sua alma. Quem tem Deus na alma, tem tudo. Quem não tem Deus em sua alma, não possui nada, mesmo que fosse o dono do mundo. Este é o meu raio de luz, o maior bem da minha vida. " 

O que sofre na prisão, nas mãos desses monstros, só Deus sabe: ele reza e sofre por seus perseguidores. Uma certeza: "Jesus, meu Jesus está perto de mim e me ama."
Com a morte de Stalin março 1953 e depois em 1956, após o XX Congresso do PCUS, parece que será solto. Só parece, porque na realidade não é assim com Khrushchev,  o punho de ferro da ditadura comunista, que finge "para aniquilar o espírito da Igreja Católica.

Padre Alessio sai da prisão e imediatamente retoma seu apostolado, sempre mantendo os olhos atentos na polícia, correndo enorme risco. 

O Evangelho de Deus
 
Antes do final de 1956, quando Khrushchev invade com tanques e esmaga o povo da Hungria, Padre Alessio Zarytsky foi forçado ao exílio em Almaty, no Cazaquistão.
“Já que todo mundo é bem-vindo como fiel, se Jesus me chama eu vou", disse o mendigo de Deus.
Na verdade, empreendeu viagens pastorais de milhares de quilômetros de diâmetro no Cazaquistão, grandes regiões, nove vezes maiores do que a Itália.

Para visitar os católicos, sobe na Sibéria, ninguém o impede, nem o clima mortal, nem o controle da polícia: ele derrubou todas as dificuldades, todos os riscos para o bem de seu Jesus: "Mas eu quero perguntar, o que você faz para Jesus?”  

Em segredo, no ano de 1957, foi nomeado administrador apostólico para o Cazaquistão e Ásia Central pelo Arcebispo Metropolitano ucraniano Josyf Slipyi (1984), o futuro cardeal, que por 20 anos sofreu o indizível no gulag da Sibéria.

Em suas viagens, Padre Alessio para onde sabe que existem comunidades de católicos para administrar os sacramentos a várias famílias, até nas aldeias mais remotas. Durante o mesmo período, ele foi várias vezes naqueles católicos alemães que, desde as terras do Volga e do Mar Negro haviam sido deportados por Stalin entre os Urais e internados em barracos pobres.

Lembra-se dele Maria Schneider:
"Em janeiro de 1958, na cidade de Krasnokamsk perto de Perm nos Montes Urais, de repente apareceu o Padre Alessio, vindo do seu exílio no Cazaquistão. Desse modo que foram preparados o maior número possível de fiéis para receber Jesus na Sagrada Comunhão Eucarística, estava disponível para ouvir as confissões dos fiéis durante o dia e à noite, sem comer e sem dormir. Um fiel pediu-lhe, dizendo: "Padre, o senhor tem que comer e dormir.” Ele respondeu: "eu não posso, porque a polícia pode me parar a qualquer momento, e muitas pessoas continuam sem confissão, e sem a Sagrada Comunhão.”
Depois que todos tinham confessado, Padre Alessio começou a sagrada Missa e de repente, uma voz ecoou:. "A polícia está próxima." Naquela época, ele foi capaz de escapar da polícia graças à ajuda de Maria Schneider, que continua a narrar: "Depois de um ano, ele retornou à Krasnokamsk. Desta vez, ele foi capaz de celebrar a Santa Missa e dar a comunhão aos fiéis.”

Padre verdadeiramente eucarístico
 
Mais uma vez retomou o seu ministério itinerante como sacerdote, não tinha moradia, e dava especial atenção para o Cazaquistão.
Lembra irmã Anastasia Bium:
 "Em 1961, eu tinha 21 anos e nos encontramos pela primeira vez: o primeiro jovem padre que eu vi e fiquei impressionada com sua aparência alegre, sua alegre disposição e seu sorriso sereno.
Tudo isso foi novo para mim, porque os sacerdotes que tinha conhecido até então, foram marcados pela perseguição e sofrimento. Padre Alessio confessava até tarde da noite e, por vezes, depois da missa, minha mãe o convidava para a nossa casa e nós confessávamos com ele na única sala que era toda a nossa casa.
Em seguida, celebrava a missa, absorto em Deus, muitas vezes, às 4 da manhã. Ele podia dizer a verdade e os fatos de uma forma muito séria e adorável.
Ele nunca falava de si mesmo, dos terríveis anos de prisão e tortura. Sempre foi espionado e perseguido. Deu tudo para o Senhor e também nos encorajou a sofrer e juntar a nossa pobreza ao sofrimento de Jesus. Em seus deslocamentos, sempre carregava consigo o Santíssimo Sacramento para dar a Sagrada Comunhão aos doentes e moribundos, após ter confessado seus pecados ". 

Padre Alessio era um verdadeiro sacerdote, filho de Maria Santíssima, e alegremente pregou a vida pura da Virgem Mãe de Deus, como um modelo para a vida de cada crente. Ele costumava dizer: "Como Maria, devemos ser lírios de pureza e amor por Jesus. Sim, precisamos florescer na frente de Jesus em uma brancura brilhante"
 

"Tenho gravada em minha mente - diz a irmã Anastasia - sua última visita, durante a qual ele nos disse com semblante sério:” Hoje é a última vez que eu estou com você, vou ser levado de volta para a prisão.”
Depois da Missa, recebi sua bênção, e suas palavras de despedida foram como um testemunho para nossa família: "Defina a sua vida de modo que, no futuro, todos nós possamos nos encontrar no Coração de Jesus para glorificar a Deus por toda a eternidade." 

Mártir com Maria
 
No mês de abril 1962,  Padre Alessio é preso por traição pela polícia secreta e colocado no campo de concentração de Dolinka em Karaganda, onde, seu terrível sofrimento está chegando ao fim. Um dia, algumas mulheres de grande fé e coragem foram a ele através do arame farpado do campo, choraram ao vê-lo em uma cena terrível. Os guardas, depois de brutalmente espancá-lo, o jogaram em um poço profundo, para depois tirá-lo com cordas, pingando sangue. As mulheres choram, impotentes para ajudá-lo, mas ele, vendo-as, exclamou: "Não chores. Tal é o caminho da cruz, a paixão de Jesus."

Um dia ele enviou uma breve carta para seus seguidores: "Nossa Senhora me visitou e me disse, meu querido filho, ainda um pouco de sofrimento e em breve eu vou vir e levá-lo comigo." 

Depois de tantos maus tratos e humilhações, Padre Alessio recebe a palma do martírio "ex aerumnis carceris" (= para a tortura de prisão), no dia 13 de outubro de 1963.
No dia seguinte, um dos presos vai enterrá-lo em total solidão, ele ouve belas canções e, voltando-se, viu uma "jovem", vestida de branco, que segue a carrocinha em que o corpo é carregado, e canta hinos de doçura inefável e com grande solenidade. Ele pergunta a si mesmo como ela conseguiu entrar no campo, gostaria de perguntar a ela, mas ele não se atreve. Quando tudo estava pronto, a mulher se foi e ele compreende: Maria Santíssima tinha vindo para levar seu filho sacerdote e mártir da fé, um mártir da Eucaristia. 


Em 27 de maio de 2001 o Papa João Paulo II beatificou o Padre Alessio Zarytsky. Em 2007, Dom Schneider consagrou a Karanganda a primeira igreja em honra do Beato Alessio, ainda vestindo um casaco que pertencia a ele e lhe foi dado por seu irmão Ivan Zarytsky, ainda vivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário