segunda-feira, 14 de julho de 2014

Os 10 mandamentos para o cuidado dos doentes


"Eu sou o doente, teu senhor e patrão"
  1. Honra a dignidade de minha pessoa, imagem de Cristo, acima de minha fragilidade e
    limitações
  2. Serve-me com amor respeitoso e solícito de todo o teu coração, com toda atua inteligência, com todas as tuas forças e com todo o teu tempo;
  3. Assiste-me como gostarias de ser assistido ou como farias com apessoa mais querida que tens no mundo;
  4. Sê a voz dos que não tem voz, sê defensor dos meus direitos, para que sejam reconhecidos e respeitados;
  5. Evita toda a negligência que põe em perigo minha vida ou prolonga a minha doença;
  6. Não frustres minha esperança com teu afã e impaciência, com tua falta de delicadeza, e com tua incompetência;
  7. Sou um todo, um ser integral: cuida de mim. Não me reduzas a um número ou a uma história clínica. E não te limites a um relacionamento meramente funcional;
  8. Conserva limpo teu coração e tua profissão: não permitas que a ambição ou a ganância venham machucá-los;
  9. Preocupa-te com meu restabelecimento; não te esqueças que vim ao hospital para sair o mais curado possível;
  10. Toma parte dos meus sofrimentos e angústias. Embora não consigas eliminar minha dor, acompanha-me. Sinto falta de teu gesto humano e gratuito que faz com que me sinta alguém, não algo ou um caso interessante.


Conclui: “E, quando tiveres feito tudo quanto devias, quando tiveres sido tudo quanto deves ser..., não te esqueças de me agradecer.” (Camilo de Léllis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário