quinta-feira, 29 de maio de 2014

Por que falar dos Santos?

Os Santos são companheiros, amigos a quem recorro quando preciso de ajuda, irmãos mais velhos a quem posso pedir conselhos. Posso conversar com eles como pessoas a quem tenho afeição e que conheço pessoalmente.
São testemunhas proféticas, me impulsionando a viver mais intensamente como discípula de Jesus.
Jesus é tudo isso, claro, mas Deus, na sua sabedoria também nos dá estes amigos de Jesus para caminharem conosco. Porque não aceitar este presente de sua amizade e encorajamento?
Se Deus ouve as minhas preces, para que preciso dos santos?
Eu os vejo como modelos de santidade, importantes para a minha fé e para entender as maneiras que Deus trabalha na vida de cada um de seus filhos. Cada santo tem um caminho particulares.
Conhecer um santo é como conhecer único de santidade.
Assim, para que eu seja santa eu tenho que percorrer um caminho próprio. Eu tenho que ser eu mesma e deixar Deus trabalhar na minha individualidade e na minha humanidade. São Tomás de Aquino dizia: “A graça age na natureza”.
Ter devoção a os santos não tira nada de Jesus, ao contrário, pois tudo que os santos nos dizem e fazem é centrado em Jesus e nos leva para Ele.
Uma oração de ação de graças da Igreja nos esclarece: “O Senhor renova a Igreja em todos os tempos, suscitando homens e mulheres cheios de santidade, que vivem como testemunhas do seu infinito amor. Eles nos inspiram pelas suas vidas heróicas, e nos ajudam com suas incessantes orações, sendo sinal do Seu poder de salvação”.
Na vida dos santos eu reconheço a mim mesma e partes de minha vida e de minha história. Eles passaram pelas mesmas dificuldades humanas. Assim, eu posso rezar, pedindo sua intercessão diante de minhas dificuldades um amigo. Você ouve falar alguma coisa sobre ele e pensa: gostaria de conhecer esta pessoa.

Um comentário: