terça-feira, 25 de julho de 2017

Tríduo de Oração - São Joaquim e Santa Ana - Terceiro Dia

A vida dos Santos nos ensina a seguir Jesus Cristo

Sinal da Cruz

Oração Inicial:


Ó Gloriosos São Joaquim e Santa Ana, com seu exemplo de vida  nos impulsione a louvar e bendizer a Deus, na pessoa de Jesus Cristo, movidos pelo Espírito Santo. Por isso, unidos a toda a Igreja, que nos convoca a sermos promotores da vida, acolhemos todas as pessoas que não vivem com dignidade, ou que tem a sua vida ameaçada.

A Palavra de Deus, é para os santos o sustento da sua vida, indicando meios concretos para crescer na vivência das virtudes evangélicas. Certamente a vida de Joaquim e Ana foi edificada na escuta contínua da Palavra e ali eles encontraram também o caminho para educar Maria na fé e na abertura para fazer a vontade de Deus.

Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.”
Mt 5,1-12

O grande anseio do ser humano é ser feliz. Passamos a vida inteira em busca da felicidade. Alguns se esforçam para conseguir uma receita mágica para ser feliz. As pessoas acham que o fundamento da felicidade está nas riquezas materiais, no sucesso, no ter no poder e no prazer.
O Evangelho de hoje nos convida a colocarmos o fundamento da nossa própria felicidade no amor de Deus, cujas promessas são para sempre, mesmo nas situações de crise na qual o homem pode se encontrar .
As Bem Aventuranças, é um caminho de santidade para todos os batizados, chamados a dar testemunho de Jesus Cristo através da simplicidade de vida, da mansidão, da busca da justiça, da misericórdia e da luta pela Paz.
São Joaquim e  Santa Ana pertenciam  ao grupo dos “pobres de Javé”, ou seja a sua vida era expressão da confiança em Deus e do Abandono à sua Providência. Despojados de tudo, primeiramente de si mesmos,  viviam em comunhão com Javé.

 Como avós de Jesus, São Joaquim e Santa Ana, são  invocados como padroeiros dos avós. Louvamos a Deus pelo dom dos nossos avós, homens e mulheres de fé e esperança que com sua vida testemunharam a alegria de pertencer a igreja. Pedimos também pela sua intercessão, por aqueles que sofrem a solidão e o abandono.
Pedimos também pelas mães que estão para dar à luz aos seus filhinhos, para que sob a proteção de São Joaquim e de Santa Ana, tenham um parto feliz e eduquem seus filhos no amor e na alegria.

Oração Final: 
Ó gloriosos São Joaquim e Santa Ana, pai e mãe da Mãe de Jesus, nós vos louvamos e pedimos que nos alcanceis um grande amor por Jesus e por Maria, para que trilhando o caminho das Bem Aventuranças, possamos agradar-lhes em tudo e contribuir para a construção de seu Reino neste mundo. Amém.

Oração do Pai Nosso

Oração da Ave Maria




Nenhum comentário:

Postar um comentário