segunda-feira, 24 de julho de 2017

Tríduo de Oração - São Joaquim e Santa Ana - Segundo Dia

São Joaquim e Santa Ana, testemunhas de Esperança

Sinal da Cruz

Oração Inicial:

Ó gloriosos São Joaquim e Santa Ana, modelos de pai e mãe educadores, nós vos louvamos e pedimos que nos alcanceis um grande amor por Jesus e por Maria, para que trilhando o caminho das virtudes, possamos agradar-lhes em tudo e contribuir para a construção de seu Reino neste mundo Amém.

Hoje nós iremos olhar para São Joaquim e Santa Ana, testemunhas de Esperança. Homem e mulher de fé, souberam  mesmo nos momentos difíceis de suas vidas, colocar em Deus toda a sua Esperança, na certeza de que Deus é fiel e cumpre a sua promessa. Louvemos a este casal forte, que com o seu sim colaborou na história da salvação sendo pais da mãe de Jesus.

“Exaltar-te-ei, ó Senhor, porque tu me exaltaste; e não fizeste com que meus inimigos se alegrassem sobre mim.
Senhor meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste.
Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo.
Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.
Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais.
Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste forte a minha montanha; tu encobriste o teu rosto, e fiquei perturbado.
A ti, Senhor, clamei, e ao Senhor supliquei.
Que proveito há no meu sangue, quando desço à cova? Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade?
Ouve, Senhor, e tem piedade de mim, Senhor; sê o meu auxílio.
Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria,
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre.”
Sl 30

A esperança é um Dom de Deus. Através dela, desejamos como nossa felicidade o Reino dos céus e a vida eterna, pondo nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos não em nossas forças, mas na graça de Deus.
A virtude da esperança responde ao desejo de felicidade colocado por Deus no coração de toda pessoa. Protege-nos contra o desânimo, dá alento em todo esmorecimento e dilata o coração na expectativa da Bem Aventurança Eterna. O impulso da esperança preserva-nos do egoísmo e nos conduz à felicidade da doação e do Amor.
 Ana e Joaquim estavam na velhice e viviam na espera de que Deus lhes desse um filho. Sofreram muitas humilhações, pois a esterilidade era vista como sinal de maldição. Mas, diante deste sofrimento,  eles dão provas de uma virtuosa força porque souberam esperar em Deus com humildade e confiança. Nele depositam toda a sua esperança.
Mas, como sabemos, a Providência de Deus não falha para aqueles que Nele confiam. Para Ana e Joaquim, Deus reservava uma graça que nenhuma das famílias de Israel recebera: haviam de dar ao mundo a virgem mãe do Salvador e Redentor da humanidade.

Oração Final: 
Ó Deus, que concedestes a São Joaquim e a Santa Ana a graça de dar a vida a Mãe de vosso Filho Jesus, fazei que, por sua intercessão, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Oração do Pai Nosso
Oração da Ave Maria         

Nenhum comentário:

Postar um comentário