sábado, 10 de outubro de 2020

10 de outubro - Beato Carlo Acutis


Carlo Acutis comprovou que é possível a um jovem viver a santidade sendo original. Nascido em Londres em1991 foi com seus pais morar na Itália e desde a infância descobriu um caminho espiritual de amor a Jesus Eucarístico e buscou durante sua vida essa intimidade na Eucaristia.

Com o tempo descobre a devoção a Nossa Senhora, mas continua a sua vida de jovem. Amigo e companheiro, destacou na caridade um sentimento que o levou a amar a todos em especial os mais pobres e excluídos.

Ao descobrir a leucemia que o levou ao Hospital decidiu oferecer seu sofrimento pelo Papa Bento XVI e pela igreja. Faleceu nas primeiras horas do dia 12 de outubro de 2006, com apenas 15 anos.

A lição de Carlo Acusti é ser um jovem alegre e que vivia na Terra com os olhos voltados para o infinito e desde criança aspirava ser santo.

Partilhou com os amigos a alegria de um jovem que gostava de jogar bola, assistir desenhos animados, brincar de videogame e nunca perder o foco que é manter o coração puro de atitudes que desagradassem a Deus.

Recebeu a doença como um momento de seu voo rumo à Pátria Celeste.  Jovem, amante de computadores e apaixonado por Jesus Cristo. É o mais recente exemplo de santidade que a Igreja propõe para todos.

Jovem amante de computadores e apaixonado por Jesus Cristo. Com seu grupo de amigos dá conselhos para que todos levem uma vida de acordo com a proposta cristã. Alertava os colegas e amigos para os perigos do mau uso dos computadores. Levava uma vida muito pura no trato com todos, especialmente os mais jovens.

Desde cedo já despontava um gênio da informática e surpreendia a todos com a sua capacidade. E através da Internet realizou ações visando evangelizar na rede mundial. Um dom que procurou aperfeiçoar. Alguns engenheiros de computação e amigos da família ficavam encantados com a capacidade e os conhecimentos de Carlo.

Aplicou os conhecimentos e o gosto pelos computadores também na obra da evangelização, além de vários filmes de entretenimento e criou vídeos em que seus animais de estimação empenhavam os papeis principais. Fazia pequenos filmes em que apresentava pontos sobre a fé, especialmente a Eucaristia. Montava filmes em que procurava mostrar a beleza da criação e a beleza da presença de Deus na vida das pessoas.  

O talento de Carlo para a informática pode torná-lo um excelente padroeiro para os internautas. Carlo teve muito presente essa vontade de evangelizar através dos meios digitais, por isso é exemplo para todos.

Na sua participação diária na Santa Missa, Carlo procurava chegar mais cedo para alguns momentos de adoração a Jesus. No final permanecia também alguns momentos em adoração para agradecer a Jesus o grande dom dado aos homens ao se tornar presente no Sacramento da Eucaristia. Para Carlo a Eucaristia é o diálogo íntimo e seguro com Jesus.  A presença de Nossa Senhora na vida de Carlo acontecia de forma particular através da oração do terço.

O Carlo mostra como a fé sem obras está morta. A fé que ele vivia, a sua vida de oração muito exigente resultava numa caridade pronta e total aos mais necessitados.

Impressiona a seriedade da sua vida cristã. Ele abraça a fé a sério e segue-a. Vê-se isso na forma como dá testemunho de Jesus, como procura adorar Jesus na Eucaristia, como se consagrava constantemente a Nossa Senhora.

É impressionante como ele é, ao mesmo tempo, tão igual a qualquer jovem de hoje e ao mesmo tempo tão sério na vida cristã.

Carlo Acutis dizia: «Todos nascem como originais, muitos morrem como fotocópias». Ele ensinou que cada pessoa tem a possibilidade de procurar Deus de todo o coração e descobrir a vocação única e irrepetível que cada um tem. Ninguém deve ser uma «fotocópia» de outro: cada um deve tomar a vida a sério e ser santo. Os santos mostram onde a graça de Deus e o Evangelho nos podem levar e o Carlo é um exemplo claríssimo disso!

Carlo e seu kit para se tornarem Santos

Para ajudar as crianças, ele ensinava catecismo, e formulou seu "kit para se tornarem santos":

1) Você tem que querer de todo o coração e se não quiser ainda tem que pedir ao Senhor com insistência.

2) Procure ir à Santa Missa todos os dias e tome a Sagrada Comunhão.

3) Lembre-se de recitar o Santo Rosário todos os dias.

4) Leia a cada dia uma passagem da Sagrada Escritura.

5) Se você puder fazer alguns momentos de Adoração Eucarística em frente ao Tabernáculo onde Jesus está realmente presente, você verá como seu nível de santidade aumentará prodigiosamente.

6) Se você puder confesse seus pecados veniais todas as semanas.

Conheça a Mostra Internacional sobre os Milagres Eucarísticos criada e projetada pelo Beato de Deus Carlo Acutis: Milagres Eucarísticos

A cura de um menino brasileiro que sofria de uma anomalia congênita rara foi o milagre reconhecido pelo Vaticano que levou à beatificação de Carlo Acutis, no dia 10 de outubro de 2020.

O pequeno Matheus sofria de pâncreas anular, uma doença que fazia com que ele vomitasse tudo o que ingeria, e ficou milagrosamente curado após pedir para “parar de vomitar” diante de uma relíquia do beato.

No dia 12 de outubro de 2013, na capela de Nossa Senhora Aparecida, no momento da Bênção com a Relíquia, o menino aproximou-se, levado por seu avô. Na fila para bênção, a criança ao tocar na relíquia, espontaneamente faz seu pedido: ‘para parar de vomitar’, e assim aconteceu, não vomitou mais”.

Em  fevereiro de 2014, a família mandou fazer novos exames no garoto e foi-lhe constatado a plena cura.

Hoje, Matheus tem 9 anos e mora em Campo Grande com os avós, Solange Lins Viana, de 62 anos, e Elias Verão Viana, de 75 anos, a mãe Luciana Viana, de 37, e o irmão Ângelo, de 13 anos.

“Eu lembro que no dia da cura, estávamos eu, Matheus e meu pai na fila. Meu pai pediu para pegá-lo no colo e eu expliquei o que era uma relíquia e que as pessoas beijavam e faziam um pedido. Eu expliquei que a relíquia era um pedacinho de Carlo Acutis e que ele poderia pedir o que quisesse”, contou a mãe.

Luciana recordou que já tinha combinado com seu pai de pedirem pela cura de Matheus. “Mas como ele estava no colo, chegou na frente e soltou um: parar de vomitar”.

Exames posteriores comprovaram que o menino não tinha mais pâncreas anular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário