Guido de Pietro, nasceu em
1387, na cidade de Mugelo, na Toscana, Itália. Até ao final da juventude foi
pintor de quadros na cidade de Florença, quando se ouviu o chamado de Deus para
a vida religiosa.
Em 1417, ingressou na congregação de São Nicolau, onde permaneceu por três anos.
Depois, junto com seu irmão Bento, foi para o convento dominicano de Fiesole, no qual se ordenou sacerdote adotando o nome de João.
A ação dos seus dons de santo e de artista, desenvolveu-se de forma harmoniosa no clima de alta perfeição espiritual e intelectual, encontrado no convento.
Assim pode fazer da pintura a sua principal obra evangelizadora, ao se tornar um Frade Predicador desta Ordem.
Em 1417, ingressou na congregação de São Nicolau, onde permaneceu por três anos.
Depois, junto com seu irmão Bento, foi para o convento dominicano de Fiesole, no qual se ordenou sacerdote adotando o nome de João.
A ação dos seus dons de santo e de artista, desenvolveu-se de forma harmoniosa no clima de alta perfeição espiritual e intelectual, encontrado no convento.
Assim pode fazer da pintura a sua principal obra evangelizadora, ao se tornar um Frade Predicador desta Ordem.
Os frades diziam que suas obras refletiam tanta serenidade que pareciam pintadas por anjos. Recebeu o apelido de Angélico também pelo valor teológico de suas pinturas. Ele dizia que, para pintar suas obras, inspirava-se na doutrina teológica de São Tomás de Aquino (1225-1274), chamado também de Doutor Angélico.
“Poderia ter sido rico, mas não se importava. Dizia que a verdadeira riqueza não era outra que contentar-se com pouco”, este frade-pintor foi um dom magnífico feito por Deus para a Ordem, pois deu também um imenso auxílio financeiro aos co-irmãos, porque, obedecendo ao voto de pobreza, destinou à Ordem todos os seus ganhos como artista, que eram tão expressivos quanto a sua genialidade.
A santa austeridade, os estudos profundos, a perene elevação da alma a Deus, mediante as orações contemplativas, apuraram o seu espírito e lhe abriram horizontes ocultos.
Com este preparo e com seus mágicos pincéis, pode proporcionar a todos o fruto da própria contemplação, representando o mais sagrado dos poemas, a divina redenção humana pela Paixão de Jesus Cristo.
As suas pinturas são uma oração que ressoa através dos séculos. Esta alma de uma simplicidade evangélica, soube viver com o coração no céu, consagrando-se num incessante trabalho.
Entre 1425 e1438, viveu retirado, onde retomou o trabalho pintando os frescos de quase todos os altares da igreja do convento de Fiesole.
Depois foi a vez do convento de São Marcos, em Florença, onde deixou suas obras impressas nos corredores, celas, bibliotecas, claustros, ao longo de seis anos.
A partir de 1445 foi para Roma, onde trabalhou para dois papas: Eugênio IV e Nicolau V. Este último, tentou consagrá-lo bispo de Florença, mas Fra Angélico recusou com firmeza, indicando outro irmão dominicano.
Regressou ao convento de Fiesole, cinco anos depois, no qual foi eleito o diretor geral. Ali trabalhou com seu irmão Bento, que o nomeou inicialmente como seu secretário e depois conseguiu que fosse eleito seu sucessor, em 1452.
Frei João de Fiesole, voltou para Roma, onde morreu no dia 18 de fevereiro de 1455.
Fra Angélico, que nunca executou uma obra, sem antes rezar uma oração. Quando pintava os crucifixos ou o rosto sofredor de Jesus durante a Paixão, chorava de emoção devido a sua grande bondade e sensibilidade espiritual.
Foi beatificado pelo papa
João Paulo II em 1982, que indicou sua festa litúrgica para o dia de sua morte.
Até porque, muito antes, a sua sepultura no convento de Santa Maria sobre Minerva se tornara o local escolhido pelos peregrinos que desejavam prestar-lhe homenagem, não tanto devido à sua genialidade artística, que podia ser apreciada nos museus do mundo, como por seu caráter sincero carregado de profunda santidade.
Dois anos depois, o mesmo pontífice o declarou "Padroeiro Universal dos Artistas", uma honra pela sua obra evangelizadora que promoveu a arte sacra através dos séculos.
Até porque, muito antes, a sua sepultura no convento de Santa Maria sobre Minerva se tornara o local escolhido pelos peregrinos que desejavam prestar-lhe homenagem, não tanto devido à sua genialidade artística, que podia ser apreciada nos museus do mundo, como por seu caráter sincero carregado de profunda santidade.
Dois anos depois, o mesmo pontífice o declarou "Padroeiro Universal dos Artistas", uma honra pela sua obra evangelizadora que promoveu a arte sacra através dos séculos.
Sua obra mais conhecida é a Anunciação, que se encontra no Museu do Prado, em Madri. |
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