segunda-feira, 11 de abril de 2016

Santo Estanislau

Santo Estanislau era de caráter doce e humilde, pacífico e tímido, afável e humano, de grande engenho e sabedoria, com grande abertura de caridade para com os pobres e necessitados. Ele é venerado na Polônia como um herói nacional: símbolo da fé de um povo e das liberdades contra a corrupção o despotismo. 

Estanislau nasceu em 1030 na diocese de Cracóvia, em Szczepanowa, pouco depois do cristianismo entrar na Polônia. Filho de pais pobres, conseguiu estudar com a ajuda dos monges beneditinos.

Concluindo os primeiros estudos com os beneditinos de Cracóvia, aperfeiçoou-os na Bélgica, na célebre escola de Liège. Voltando a sua pátria, distingui-se pelo zelo pastoral e pelas benéficas iniciativas realizadas com caridade e inteligência. 
Morto o bispo de Cracóvia, o papa Alexandre II nomeou-o para o alto cargo. A sua designação foi, além do povo e do clero, acalentada pelo próprio Rei Boleslau II, que nos primeiros anos, consentiu na obra de evangelização em toda a região e na formação do clero local, secular, que devia ocupar progressivamente o lugar dos monges beneditinos na administração da Igreja polonesa.

Recebeu, inicialmente, a boa ajuda do Rei Boleslau II, que auxiliava em todos os trabalhos de evangelização. Entretanto, o rei apaixonou-se por uma bela matrona, Cristina, que era casada com Miecislau. Apesar dos conselhos de Estanislau e de sua exigência de que os preceitos católicos do casamento fossem respeitados, Boleslau não se conformou em ficar sem a sua amada. Simplesmente, mandou raptá-la. 
Martírio de Santo Estanislau
O bispo ameaçou excomungá-lo, mas o rei não recuou. Estanislau cumpriu a ameaça e Boleslau, enfurecido, ordenou a execução do religioso, comandando em pessoa a invasão da igreja de São Miguel, na Cracóvia, onde Estanislau celebrava uma missa.

Visto que os guardas não conseguiram matar o Bispo, o rei teve de assassiná-lo com as próprias mãos. Estanislau foi trucidado no dia 11 de abril de 1079.

Venerado pelos poloneses desde o dia do seu martírio, santo Estanislau foi canonizado a 17 de agosto de 1253 na basílica de são Francisco de Assis e desde então o seu culto é muito difundido na Europa e na América.


Nenhum comentário:

Postar um comentário