sábado, 18 de abril de 2015

São Galdino

Nasceu em Milão, Itália  em 1100. Tornou-se religioso, passando logo a auxiliar diretamente o arcebispo de Milão. Juntos enfrentaram um inimigo pesado, o antipapa Vitor IV, que era apoiado pelo Imperador Frederico, o Barbaroxa.

Como Milão fazia oposição, a cidade foi simplesmente arrasada em 1162. O arcebispo e Galdino só não morreram porque procuraram abrigo junto ao Papa oficial, Alexandre III. 

Com a morte do arcebispo de Milão, o Papa não teve nenhuma dúvida em nomear o próprio Galdino e o consagrou bispo pessoalmente em 1166. Tornou-se o primeiro cardeal da Igreja milanesa. 

Galdino não decepcionou sua diocese católica. Pregava contra os hereges, convertia multidões e socorria também os pobres que se encontravam presos por causa de dívidas.

Seus dotes somavam-se a sua caridade, assumia a postura bondosa de Cristo interessando pelos pobres estes que tinham em sua vida um cotidiano repleto de injustiças e desgraças, para estes institui o que seria chamado de Pão de São Galdino, uma espécie de cozinha móvel para saciar a fome dos indigentes.
Interessava-se particularmente pelos pobres devedores encarcerados por não poderem pagar as dívidas, criando uma associação para pagar suas dívidas e retirá-los das prisões.

No último dia de sua vida, embora debilitado pela doença, foi celebrar a Eucaristia, pronunciando forte sermão contra as falsas doutrinas, perdendo o sentido antes de descer do púlpito e morrendo quando a missa terminava.

Seu enterro foi um dos mais concorridos da época e seu túmulo  se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário