sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Natal do Nosso Senhor Jesus


Natal é a suprema manifestação do amor de Deus: nele se manifestou a bondade de Deus e o seu amor pelos homens.
Existem dois modos de manifestar a um outro o próprio amor:

O primeiro consiste no fazer dons à pessoa amada: quando brota um amor entre duas criaturas, a primeira necessidade é dar presentes e mimos para assegurar o próprio interesse e afeto. Deus nos amou assim na criação: a criação é toda um dom, um presente: o ser que possuímos, as flores, o ar, o sol, a lua, as estrelas, o cosmo...

Mas há um segundo modo de manifestar a um outro o próprio amor, muito mais difícil que o primeiro: é sofrer pela pessoa amada. E este é o amor com que Deus nos amou na sua encarnação. Inventou o próprio aniquilamento, se despojou, tomando forma de servo.

Deus não se contentou em amar-nos com amor de beneficência, mas nos amou também com amor de sofrimento.

"A encarnação realiza em nós duas coisas: a primeira é que nos enche de amor; a segunda, nos dá a certeza da nossa salvação. a caridade que ninguém pode compreender! o amor além do qual não existe amor maior: o meu Deus se fez carne para me fazer Deus! 
O amor desentranhado: destruíste-te para construir-me.
Quando tu, Jesus, me fazes compreender que nasceste por mim, como é glorificante para mim compreender um tal fato." 
Santa Angela de Foligno

Nenhum comentário:

Postar um comentário