Advento


O Advento é o tempo que nos é concedido para acolher o Senhor que vem ao nosso encontro, também para verificar o nosso desejo de Deus, para olhar em frente e nos preparar ao regresso de Cristo. Ele voltará a nós na festa do Natal, quando fizermos memória da sua vinda histórica na humildade da condição humana; mas vem dentro de nós todas as vezes que estamos dispostos a recebê-lo, e virá de novo no fim dos tempos para ‘julgar os vivos e os mortos’. Por isso, devemos estar vigilantes e esperar o Senhor com a expectativa de o encontrar.

É um tempo de muita expectativa diante do nascimento de Cristo. Esperamos o nascimento do menino Deus que irá nos ensinar os caminhos da purificação de vida através da penitência, do perdão e da reconciliação; por meio do amor. Precisamos viver um tempo maior de oração e mergulho na Palavra de Deus para  vencermos o pecado e sermos merecedores deste Amor que é incondicional.
Os Profetas ensinam que Deus não quer a morte do pecador, mas que este se converta e viva. Jesus quer o mesmo: “Eu vim para que todos tenham a vida e a tenham em abundância”. Por isso Ele chamou os pecadores à conversão: “Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus”; “convertei-vos e crede no Evangelho”
Deus é fiel à suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia (volta) do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é "Marana tha"! Vem Senhor Jesus!
O Advento também é tempo de conversão. Se o cristão não se converter, não vivera a alegria e a esperança da Sua vinda. É necessário preparar os caminhos do Senhor  nas nossas próprias vidas; No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não só a pobreza econômica evitando os gastos desnecessários que o tempo nos impulsiona, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. Pobreza que tem no menino que vai nascer a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.
A Coroa do Advento é o primeiro anúncio do Natal. Ela é da cor verde, que simboliza a esperança e a vida, enfeitada com uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus que nos envolve e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus. Nela é colocada 4 velas coloridas, uma para cada semana do advento:
1º Domingo do Advento - Acende-se a  PRIMEIRA VELA
A primeira vela nos convida a refletir e aprofundar a chegada do Natal,  onde Cristo, Salvador e Luz do mundo e brilhará para a  humanidade. Também não podemos esquecer o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda  nossa atitude de vigilância e espera do Senhor que virá.
2º Domingo do Advento - Acende-se a  SEGUNDA VELA
A segunda vela acesa nos convida ao arrependimento dos nossos pecados e à conversão; somos chamados a prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor.  Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.
3º Domingo do Advento - Acende-se a  TERCEIRA VELA
A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus.  A cor litúrgica de hoje, o rosa,  indica justamente o Domingo da Alegria, à proximidade da chegada do Senhor. Esta vela lembra ainda a alegria celebrada pelo rei Davi e sua promessa que, agora, está se cumprindo em Maria.
4º Domingo do Advento - Acende-se a  QUARTA VELA
A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador,  nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo. É o símbolo da nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo.

No Advento não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. Pelo mesmo motivo, o diretório litúrgico da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus.
O Tempo do Advento deve ser uma boa preparação para o Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário