segunda-feira, 16 de março de 2015

São Julião de Rimini

Existem algumas fontes que falam deste mártir, padroeiro da cidade de Rimini e são todas do século XIV. Em Rimini sua igreja, não é de grandes proporções,  provavelmente foi construída sobre um templo pagão do qual a primeira menção é de 816, em seguida, foi reconstruída em sua forma atual, no século XVI e terminada em  1797 pelos monges beneditinos da Cassinese.
É nesta igreja que estão concentradas as obras de arte de maior valor, descrevendo São Julião como mártir, e que representam as fases do seu martírio e os eventos ligados a ele, nela está também o caixão com o seu corpo; em especial, é de grande importância  o retábulo, trabalhado por Bittino de Faenza de 1409, com os painéis que contam a sua história.

Julião era um jovem de dezoito anos nascido em Istria, era filho de um senador romano pagão e sua mãe chamava-se Asclepiodora, cristã, que o educou na sua fé.
Não escondendo que era cristão foi preso durante a perseguição de Décio (200-251), que em 249 ordenou a sétima perseguição aos cristãos em todo o império.
Aparece nos painéis na Igreja a figura da sua mãe Asclepiodora, que o encoraja durante o interrogatório feito por Martian, procônsul da cidade e também na execução do martírio na mesma cidade.
O jovem Julião foi incentivado a negar sua fé e após negar-se foi condenado pelo Tribunal de Justiça, e colocado em um saco fechado, contendo areia e cobras e lançado ao mar, onde ele se afogou, supostamente, em 16 de março de 249.
Seu corpo foi então devolvido pelo mar, na costa de Proconnesus (hoje Marmara), e lá colocado em um caixão; mas, durante o império de Otto I (912-973), imperador do Sacro Império Romano, a Itália caiu sob seu domínio, e o sarcófago foi lançado ao mar, tendo então flutuado no mar Adriático, conduzido por anjos e chegando até Rimini, na localidade Sacred Mora.

O povo tentou levá-lo para a catedral, mas os esforços foram inúteis, então orações foram realizadas por Dom João e todo o povo de Rimini para que eles pudessem levá-lo até um mosteiro dos Santos Pedro e Paulo nas proximidades, sob a custódia do abade Lupicínio.

Seguindo outro abade chamado João, procedeu-se ao reconhecimento do sarcófago encontrando as relíquias do jovem mártir Julião, ainda intactas, juntamente com um documento que contava a sua história. Parece que no sarcófago havia também os restos de sete outros mártires não identificados; evidentemente colocados juntos durante o longo período de permanência na ilha de Proconnesus.

No livro "Atas dos Santos”, (editado em Veneza, 1734-1770) são citados alguns milagres obtidos por intercessão do mártir e a sua história, que afirmava que 16 de março era o dia de sua devoção para toda a diocese de Rimini.
Querendo eliminar toda a parte da lenda, os estudiosos concordam que São Julião era um nativo de Istria, cujo martírio teve lugar em 16 de março; suas relíquias foram vítimas de guerras e ataques por parte dos marinheiros de Rimini; também o material com que é construída a arca vem de Istria, bem como seu nome poderia confirmar a sua origem, porque em Istria houve ou ainda há quatro cidades nomeadas 'Julia', (na Idade Média, o adjetivo " iuliensis "já havia se tornado" Julião ").

Já no século XII, o culto do santo mártir de Ístria floresceu muito em Rimini; suas relíquias estão preservadas na igreja atual de São Julião a Mare, que antigamente era a igreja do antigo mosteiro de São Pedro e São Paulo, na Ponte de Augustus; em 1152 a igreja foi uma doação (documentado) feita pelo Conde Rainerio; em 1164 o mosteiro foi chamado de Santos Pedro e Julião, e, finalmente, a partir de 1204 só São Julião.
O jovem mártir é altamente reverenciado pela cidade de Rimini; as moedas locais Mint são cunhadas e marcadas com as palavras "Sanctus Iulianus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário